Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Economia desacelera no primeiro trimestre

O produto interno bruto (PIB) português cresceu 0,9% em termos homólogos nos três primeiros meses deste ano. Trata-se de uma redução para metade do ritmo registado no último trimestre de 2007.

João Silvestre

João Silvestre

Editor de Economia

A economia portuguesa teve um crescimento de 0,9% nos primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje. É uma forte desaceleração face aos 1,8% registados nos últimos três meses do ano passado. Em relação ao trimestre anterior, houve mesmo uma variação negativa de 0,2% do produto interno bruto (PIB).

O INE reviu ainda em baixa a anterior estimativa para o crescimento em 2007 de 1,9% para 1,8%. Estes dados vêm confirmar o cenário traçado recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela Comissão Europeia que esperam um aumento do PIB este ano inferior ao conseguido no ano passado.

Espera-se também que o Governo possa apresentar em breve uma revisão em baixa da sua projecção que actualmente está em 2,2%. É a consequência da crise nos mercados financeiros internacionais iniciada em Agosto do ano passado, da travagem brusca na economia norte-americana, da queda do dólar e do agravamento dos preços (mesmo em euros) do petróleo e de várias matérias-primas.