Siga-nos

Perfil

Economia

Bolsa e Mercados

PSI-20 valoriza 8%

Bolsa portuguesa reage de forma muito positiva ao anúncio da criação de um fundo europeu de ajuda aos países em dificuldades.

Sara Fonseca (www.expresso.pt)

Depois de uma semana negativa, a bolsa de Lisboa abriu hoje em alta e continua a valorizar, numa resposta extremamente positiva à decisão tomadas pelos líderes europeus este fim-de-semana em Bruxelas, que acordaram a contituição de um fundo europeu de ajuda aos países com maior dificuldades, que pode ir até ao 700 mil milhões de euros.

O PSI-20 abriu esta manhã a negociar o verde e tem vindo a valorizar, estando neste momento a ganhar cerca de 8,7%, nos 7,202.79 pontos.

As 20 empresas cotadas negoceiam todas no verde, impulsionadas pelos títulos da banca. O BCP está a valorizar 14% e o BES 13%.

Bolsas em alta

A Portugal Telecom, que a semana passada protagonizou algumas das maiores descidas, sobe igualmente 13%, seguida da Altri (+,11%) e da EDP (+10%).

Este fim-de-semana ficou também marcado pelo anúncio feito pelo primeiro-ministro de que em 2010 Portugal não iria diminuir o défice para 8,3% mas sim para 7,3%, conseguido sobretudo pelo adiamento de grandes obras públicas que ainda não estejam adjucadas (como o aeroporto ou a terceira ponte sobre o Tejo), e possivelmente por uma subida dos impostos, anunciada pelo ministro Teixeira dos Santos.

As restantes bolsas europeias estão também a negociar em alta. A bolsa inglesa ganha 4%, assim como a alemã, e o princípal índice francês chega aos 7,2%.