Siga-nos

Perfil

Economia

Bolsa e Mercados

Energéticas animam PSI-20

A praça nacional segue em alta, impulsionada pelo sector energético. Destaque negativo para a banca que trava maiores ganhos.

A bolsa portuguesa abriu hoje em alta, com o principal índice, o PSI 20, a valorizar 0,87% para 7473,13 pontos.   A bolsa portuguesa era, ainda assim, a que registava uma menor descida entre as congéneres europeias, que continuam receosas relativamente à situação dos países da União Europeia, apesar da aprovação do pacote de ajudas à Grécia.    Às 08:30, Frankfurt descia 0,7%, Paris 1%, Londres 1,2% e Madrid 1,8%.    Em Lisboa, a EDP Renováveis era o título que mais subia, valorizando perto de 4% para 5,6 euros, seguido da Galp, a valorizar 0,6% para 12,1 euros.    A descer, estavam sobretudo os títulos da Inapa e da Semapa, com uma queda de 2,9 e 1,9% para 0,5 e 7,5 euros, respetivamente.  

Sector financeiro pressiona 

Na banca, o BCP e o BES seguiam a deslizar 1,6% para 0,7 e 3,5 euros.     O BES divulga hoje resultados após o fecho do mercado, com os analistas consultados pela Lusa a estimarem que a instituição tenha conseguido lucros de 93,1 milhões de euros no primeiro trimestre, um valor que representa uma queda homóloga de 12,9%.    O BPI, por seu turno, recuava 0,8% para 1,7 euros.      Fora do PSI 20, destaque para as ações da SAD do Benfica que seguiam a descer 5,14% para os 2,95 euros, depois de o clube da Luz ter perdido frente ao FC Porto, no domingo.    As ações da SAD do Porto estão, por seu turno, inalteradas nos 1,11 euros.        *** Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***  

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.