Siga-nos

Perfil

Economia

Estratégias

Acções: saiba como encontrar as melhores

Tem algum dinheiro que pretende investir mas não sabe que acções escolher? Conheça os sites na internet que o podem ajudar a encontrar as empresas certas para si.

Luís Caleira Marques (www.expresso.pt)

 

Escolher uma acção para investir nunca deve ser feito de ânimo leve. Diversificar por regiões, ter a noção que se pode perder a totalidade do capital investido e não comprar títulos só porque estão a subir, são apenas alguns dos exemplos que a literatura financeira lembra a quem vai entrar nos mercados accionistas, como faz o jornalista Jason Zweig em "Your Money and Your Brain". A decisão deve ser, também, fundamentada em dados relativos ao actual valor da acção em comparação com os resultados da empresa e também da evolução prevista que o negócio possa ter, entre outros factores. Se acha que está sozinho naquela que pode ser a decisão determinante no destino do seu dinheiro, não desespere. Para o ajudar a escolher as melhores acções existem vários sites na internet, nos quais poderá encontrar as empresas pretendidas através da definição de valores de rácios financeiros que são bons indicadores da saúde das companhias. O Dinheiro indica-lhe os principais sites.



Google Stock Screener



O Stock Screener do Google Finance tem dados relativos a mais de 3000 empresas. No entanto, e tal como os outros sites aqui indicados, apenas tem dados de empresas dos mercados accionistas norte-americanos. O utilizador pode pesquisar indicando qual a capitalização bolsista mínima e máxima, assim como o rácio Preço por Lucros (P/L) e a taxa de dividendo. Outras opções disponíveis são a variação da cotação da acção nos últimos 12 meses e o sector onde a empresa está inserida.



Yahoo! Stock Screener



O Stock Screener do Yahoo! Finance tem uma lista de opções superior à do Google dado que o utilizador poderá indicar para além do P/L pretendido, os valores que pretende para o rácio Preço por Valor Contabilístico (P/VC), estimativas de crescimento dos lucros por acção e qual a recomendação média dos analistas que seguem a empresa. Tal como no Google, é possível definir a capitalização bolsista e a taxa de dividendo.



Morningstar Stock Screener



A Morningstar é uma empresa de pesquisa de investimentos, tendo o seu enfoque em acções e fundos de investimento. O seu site de pesquisa de acções junta alguns rácios tradicionais tais como o P/L com classificações atribuídas pela Morningstar à saúde financeira e ao crescimento de receitas de uma empresa. Neste caso o utilizador não especifica os valores que pretende, mas é guiado pela classificação que a Morningstar atribuiu aos dados que é possível definir.



MSN Money Stock Screener



A pesquisa de acções do MSN Money tem algumas diferenças em relação aos outros sites, que poderão ser úteis para um investidor encontrar a acção pretendida. Ao escolher a acção é possível indicar se pretendemos uma acção pertencente ou não ao índice Standard & Poor's 500 e qual o nível de dívida da empresa e também de crescimento de receitas. De realçar que em vez de serem definidos valores, nas opções de pesquisa temos as opções de "o mais alto possível" ou "o mais baixo possível".



FinViz



Este site de pesquisa é um dos mais completos no que diz respeito à análise fundamental de acções. As opções de pesquisa estão divididas em três grupos, sendo que na parte da análise fundamental o investidor tem acesso ao crescimento do lucro por acção em vários prazos, indo desde um trimestre até cinco anos, tanto de histórico como de estimativa futura. Um dos indicadores que é útil ao investidor é o respeitante ao volume médio de negociação, para impedir que invista numa acção que poderá terá dificuldade em vender quando tiver atingido o seu objectivo.



Guru Stock Screener



Este site, integrado na página oficial de uma das bolsas norte-americanas, Nasdaq, não faz apenas a pesquisa por rácios ou valorizações, mas integra também uma avaliação das empresas efectuada de acordo com o estilo de investimento de gurus da bolsa. De acordo com os indicadores das empresas, é verificado se o estilo de investimento de um determinado guru iria apostar nessa acção. Na lista de gurus encontram-se os investidores Peter Lynch, Martin Zweig e David Dreman, estando disponíveis biografias acerca dos mesmos no site.



Caso pretenda seguir uma acção ao longo do tempo, verificar se a rendibilidade que ela obteve é positiva e ter acesso às suas variações, existem outros dois sites que lhe podem interessar.



Motley Fool CAPS



Este serviço do site Motley Fool permite a todos os investidores deste espaço cibernáutico recomendarem "comprar" ou "vender" acções e dar as suas razões para essa escolha. Posteriormente, é verificada a evolução da acção desde a data de recomendação face à evolução do índice subjacente, neste caso o índice que agrega as 500 maiores acções dos EUA, o S&P 500. Com a junção das diferentes opiniões, uma acção é recomendável ou não recomendável pela comunidade. Este site é ideal para quem está a estudar uma acção mas ainda não tem a certeza se quer investir.



ZIB



O ZIB, Zona de Investidores da Bolsa, é um site português que tem um funcionamento idêntico ao Motley Fool, com a vantagem de ter dados sobre acções portuguesas. Neste espaço os utilizadores podem recomendar "comprar" ou "vender" acções e indicar as suas razões. É possível consultar as recomendações de outros membros e as últimas recomendações efectuadas, para ajudar um investidor a decidir se deverá, ou não, investir numa determinada acção. Actualmente estão disponíveis 19 acções nacionais.