Siga-nos

Perfil

Economia

Ações

As recomendações de Jesus

Carlos Jesus, do banco de investimento Caixa BI, foi considerado o melhor analista do principal índice nacional de acções, o PSI-20. Conheça os seus conselhos.

Rute Gonçalves Marques (www.expresso.pt)

Carlos Jesus, analista da Caixa BI, foi classificado pela  AQ Research, uma entidade independente que avalia o trabalho das áreas de Equity Research e dos seus especialistas, como o melhor analista do PSI-20, o índice português.

O especialista da Caixa BI recebeu a melhor pontuação (72 pontos) entre todos os analistas da bolsa de Lisboa. Atrás de Carlos, e com metade da pontuação, surgem Teresa Martinho, do Banif IB, Carlos Cobo, do BBVA, e Alexandra Delgado do Millennium IB. Conheça as suas recomendações.

É uma das principais produtoras mundiais de painéis derivados de madeira. A recomendação de Carlos Jesus é "comprar". Ao longo de 2009 a empresa implementou um processo de redução da capacidade instalada em 20%. Esta estratégia reflectiu-se nos resultados do primeiro trimestre de 2010, com numa redução dos prejuízos em 5 milhões de euros, mas também numa diminuição do volume de negócios em 7%.

É a única refinadora portuguesa e a principal distribuidora de produtos petrolíferos. Após a apresentação dos resultados do último trimestre, Carlos Jesus reviu em alta o preço-alvo da acção. A decisão prendeu-se com o facto de a Galp Energia ter aumentado as reservas contingentes em mil milhões de barris, principalmente no Brasil.

A empresa portuguesa de produção de pasta de papel tem uma produção anual superior a 500 mil toneladas. Em Março de 2010, e com a ajuda do terramoto do Chile, Carlos Jesus subiu o preço-alvo desta acção da empresa produtora de pasta de papel. A recomendação: "comprar".

Actua, principalmente, em duas áreas de negócio: Papel e cimento. Em Março, Carlos Jesus subiu o preço-alvo da acção, devido ao bom desempenho da Portucel e da Secil, as duas maiores empresas da Semapa.

A empresa produtora de papel é a terceira maior companhia portuguesa a exportar. A aposta na qualidade, assim como na capacidade de produção, fez dela uma das empresas mais apetecíveis do PSI-20.

BPI líder em Espanha

O BPI e o Caixa BI, o banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos, foram os dois bancos que sobressaíram em Espanha e Portugal, respectivamente, segundo o mesmo estudo, sobre as recomendações dos analistas. Isto significa que a maioria das recomendações feitas pelos seus analistas são acertadas.

O banco de Fernando Ulrich foi considerado o melhor a actuar no mercado accionista espanhol, uma vez que o seu research acertou em 73,5% das recomendações feitas, de acordo com dados publicados no Jornal de Negócios. Com este resultado conseguiu ficar acima do ESN - European Securities Network, rede pan-europeia de bancos de investimento, da qual faz parte o Caixa BI.

Em Portugal, é o Caixa BI que tem a pontaria melhor afinada, pois acertou em quase todas as recomendações que fez: 92,3% e um dos seus analistas, Carlos Jesus, foi considerado o melhor entre os seus pares.