Siga-nos

Perfil

Economia

Família

3 passas para um 2009 mais económico

3 passas para um 2009 mais económico

Quando chegarem as 12 badaladas, guarde algumas passas para as promessas relacionadas com a sua carteira

Joaquim Madrinha

A frase "ano novo, vida nova" até pode ser um clichê. Na verdade, a maioria das promessas realizadas nas passagens de ano esquecem-se no dia seguinte, mas dadas as previsões económicas para o novo ano, é melhor quebrar o hábito e cumprir as promessas feitas na noite do réveillon. Eis 3 sugestões que a serem cumpridas vão ajudá-lo a ultrapassar a crise económica que se adivinha.

1 Deixar o vício

Eis uma promessa comum entre fumadores na noite de passagem de ano. Não é fácil cumpri-la, mas a poupança originada é mais do que proporcional à dificuldade. Por exemplo, quem fumar diariamente uma maço de cigarros que custe 3,30 euros poderá poupar 1204 euros em 2009 e muita saúde em todos os anos vindouros.

2 Levantar mais cedo

Os especialistas dizem que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mas isso não significa que deva ser a mais cara. Quem o tomar no café perto do trabalho, facilmente gasta 3,5 euros numa sandes mista, num sumo de laranja e num café. Mas quem o fizer em casa, com recurso a leite e a cereais, consegue uma boa alimentação matinal por cerca de 10 euros/mês. Ou seja, basta acordar mais cedo 30 minutos para poupar 67 euros por mês.

3 Esquecer o carro

Se está a pensar comprar um carro em 2009, pense melhor. Primeiro, porque os carros vão ficar mais caros e segundo, porque um veículo que custe 25 mil euros e pague um seguro anual de 400 euros, custa diariamente 11,4 euros ao seu proprietário. Isto, sem contar com o combustível e assumindo que o veículo é vendido ao fim de 5 anos por um valor equivalente a 25 por cento do seu valor de compra. Em vez disso, opte pelo aluguer: a poupança anual pode chegar aos 1588 euros.

Não compre, alugue!

É mais económico alugar carro sempre que desejar

Empresa Preço/dia Veículo Comentário
Interrent 6,99¤ Seat Ibiza 5 lugares Não pode fazer mais de 100 quilómetros por dia
S2rent 1,00¤ Smart for two A este preço, o aluguer só é possível uma vez por mês e durante 4 dias, no máximo
Fonte: Empresas