Siga-nos

Perfil

Economia

Casa

Gás natural mais caro a partir de Julho

Estão aprovadas as tarifas de gás natural que vão vigorar a partir de Julho e que implicam aumentos diferenciados que significam, em média, mais um custo de 3,2% para os portugueses.

Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

Foram ontem aprovadas as novas tarifas de gás natural a vigorar a partir de Julho e que representam um aumento médio tarifário de 3,2%. A aprovação pela ERSE-Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos manteve os preços propostos em Abril que representam subidas de preços diferenciadas por distribuidores, por forma a uniformizar as tarifas, segundo a ERSE.

As novas tarifas que vão afectar os preços mensais pagos por mais de 1,17 milhões de portugueses representam em média aumentos de 62 cêntimos mensais (7,44 euros/ano) para um casal com filhos que consuma 320 m3 de gás natural por ano, e 29 cêntimos por mês para um casal sem filhos que gaste 150 m3 por ano, indicam os cálculos da entidade reguladora.

Em Portugal, são 11 as empresas fornecedoras de gás natural a clientes finais. Segundo a ERSE são os clientes da EDP Gás quem mais vai sentir os efeitos das novas tarifas com um aumento de 4,1%, mas veja no quadro abaixo quanto aumenta por ano a factura por distribuidor para os dois primeiros escalões de clientes.