Siga-nos

Perfil

Economia

Carreira

O maravilhoso mundo dos MBA

O maravilhoso mundo dos MBA

O saber não ocupa lugar e quem tem vistas largas, como o Bruno e a Sandra, deve apetrechar-se com conhecimento. Os MBA estão em voga, mas requerem um pesado investimento

O casal de jovens portugueses que dá a cara em cima está de malas feitas para ir estudar para Paris. Ambos tiraram licenciaturas em Farmácia e é nessa indústria que trabalham desde 2003. Bruno Viana e Sandra Alves deram o nó em 2005 e, em vez de seguirem o percurso normal de recém-casados, isto é, viajarem para um destino paradisíaco em lua-de-mel, comprarem casa, assentarem arraiais e planearem o nascimento dos filhos, preferiram começar desde logo a poupar dinheiro tendo em vista uma formação complementar às suas actividades profissionais. Foi em Abril de 2006 que tiveram o clique: começaram a aprofundar os conhecimentos sobre os "masters of business administration", os aclamados MBA.

"Depois de investigarmos as diferentes opções, o MBA pareceu-nos a escolha mais acertada, já que não exige um ‘background' da área económico-financeira, mas antes cinco anos de experiência profissional que já possuímos", revela Bruno Viana, pós-graduado em Avaliação e Regulação de Medicamentos. Cientes que muitas empresas valorizam bastante a parte relacionada com a gestão e as finanças, o bem-disposto casal decidiu arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. "Estudámos cuidadosamente os programas disponibilizados por várias escolas, sobretudo em Espanha, França e Reino Unido, já que os MBA nos EUA são mais demorados e bastante mais caros, além de a distância das viagens para Portugal também pesar", confessa Sandra Alves. Além disso, dizem, os MBA norte-americanos são maioritariamente frequentados por norte-americanos, ao passo que na Europa há "muito maior diversidade, com pessoas de todo o mundo".

Depois de 2 anos agarrados aos livros, dos exames, das cartas de recomendação e das entrevistas, receberam a luz verde tão ansiada. E é já em Agosto que o Bruno e a Sandra arrancam rumo à cidade-luz, deixando Portugal, a família e os respectivos empregos para trás das costas. Cada um vai despender cerca de 42 mil euros, um valor bastante significativo - difícil é encontrar uma escola de topo cujos preços dos MBA não superem os 50 mil euros - e que dizem ter conseguido juntar com muito esforço e dedicação. "Abdicámos das férias e dos fins-de-semana especiais e dedicámos-nos ao estudo e à preparação para as provas de admissão durante 24 meses. Tínhamos o sonho de sermos os 2 admitidos na mesma escola e acabámos por conseguir!", contam orgulhosos.

Investir no amanhã

A força dos números corrobora as expectivas de progressão na carreira do casal, já que a taxa de empregabilidade para os detentores destes certificados de MBA é elevadíssima. É que, além da excelência dos cursos e dos próprios serviços de carreira a eles associados, a rede de contactos que se estabelece também ajuda a encontrar boas oportunidades de emprego. Quanto às verbas envolvidas, que podem ir dos 2 mil euros aos 30 mil euros nos programas nacionais ou variar entre os 60 mil euros e os mais de 100 mil euros no estrangeiro, podem ser um sério revés para muitos potenciais interessados. Mesmo assim, há bancos que estão atentos a este nicho de mercado e oferecem pacotes de financiamento interessantes, que podem até compreender períodos de carência ou o pagamento apenas após o estudante garantir emprego e começar a trabalhar.

No que toca às expectativas dos estudantes que abraçam o desafio dos MBA, não poderiam ser melhor resumidas do que pela Sandra e pelo Bruno: "Ambiente multicultural de aprendizagem, desenvolvimento das capacidades de comunicação/interpessoais, formação para uma carreira promissora, desafio de sair da zona de conforto e adaptação a uma nova realidade, alargar os horizonte e conhecer mais pessoas, com diferentes experiências, e ganhar uma boa base para poder dar um futuro melhor à família." Se tudo correr como previsto, o casal pretende finalizar os estudos, estabilizar a carreira e, passados três anos, começar a pensar em ter filhos.

Nacional também é bom

Apesar de não se encontrar qualquer MBA luso na lista dos 100 melhores do mundo, não desanime. Se não tem vida (ou carteira) para abdicar de tudo durante um ou dois anos e emigrar para o estrangeiro em busca de formação, verifique a oferta das universidades portuguesas. Há 20 anos foi lançado o primeiro curso, mas hoje já existe um vasto leque de possibilidades, com diplomas em diferentes áreas de actividade. E o presente ano pode mesmo ficar conhecido como aquele que revolucionou os MBA portugueses. Duma assentada, a Católica e a Nova avançaram com dois MBA (Lisbon MBA e MBA Católica | Nova), o primeiro em parceria com o Massachusetts Institute of Technology, deixando o ISCTE e o ISEG em brasa (ambas as faculdades deveriam estar incluídas no projecto de lançamento do Global MBA, projecto apadrinhado pelo governo e que deverá avançar em breve para alargar as possibilidades existentes). Assim, as duas instituições já estão em busca de parcerias com outras escolas e também vai haver novidades em breve.

Quem não se quis ficar atrás da forte concorrência alfacinha foram as instituições do Norte do país, que apresentaram, no início de Maio, o Magellan MBA, fruto da junção de esforços das Universidades de Aveiro, Coimbra, Católica do Porto, Minho e Porto. Uma autêntica guerra Norte-Sul que poderá ter o condão de servir de catalizador para o reconhecimento internacional do melhor que se faz neste campo em Portugal.

Se depois de ler estas linhas, abriu-se-lhe o apetite pelos MBA e face à falta de uma alternativa lusa que o ajude a decidir qual é o "seu" programa favorito, consulte os rankings regularmente apresentados pelo "Financial Times", pela "Business Week" e pelo "Wall Street Journal". Também podem interessar-lhe as feiras de MBA, que se vão realizando periodicamente e que dão uma boa ajuda. Há ainda a possibilidade de frequentar aulas de preparação para os exames que ajudam a ritmar os estudos, bem como cursos intensivos que podem fazer a diferença na hora do sim ou sopas. Se vai mesmo avançar, resta desejar-lhe bons estudos e boa sorte!

À moda lusa

Tem muito por onde escolher em Portugal. Entre um MBA na área aeronaútica até aos megacursos (que reúnem várias faculdades), os custos alongam-se dos 1 900 euros até aos 30 000 euros. A maioria das inscrições ainda estão abertas

Instituição MBA Propina Candidaturas Início das aulas
ISEC Aeronautics Executive 1 900¤ 15 de Abril Abril
Universidade Aberta Gestão 3 500¤ 1ª fase: Maio

2ª fase: Julho
Outubro
Universidade Lusófona Gestão de Empresas 3 825¤ 1ª fase: 3 de Março a 30 de Abril

2ª fase: 1 de Abril a 30 de Junho
Outubro
Universidade Lusófona Services Sciences, Management and Engineering 4 950¤ 1ª fase: 3 de Março a 30 de Abril

2ª fase: 1 de Abril a 30 de Junho
Outubro
FEUC Gestão para Executivos 5 000¤ 1ª fase: Abril a Julho

2ª fase: Julho a Setembro
Setembro
EUDEM Comércio Internacional e Marketing 6 500¤ Fechadas Maio
EUDEM Direcção Geral 12 500¤ Abertas Outubro
EGP Executivo 14 000¤ 1 de Março a 30 de Junho Agosto
ISCTE Executive 14 250¤ Até 22 de Junho Setembro
ISEG MBA 15 000¤ Maio e Junho Setembro
EGE Internacional 15 000¤ Abril a 12 de Junho Setembro
Aveiro, Católica Porto, Coimbra, Minho, Porto Magellan (Business) 16 000¤ Até 30 de Junho Setembro
Católica, Nova MBA 18 970¤ 1ª fase: Até 31 de Maio

2ª fase: Até 30 de Junho
Setembro
AESE Executive 28 250¤ Março a Setembro Outubro
Católica, Nova The Lisbon MBA 30 000¤ Até 30 de Setembro Janeiro de 2009
Fonte: Universidades. Maio de 2008

Os 10 melhores do mundo

O "Financial Times" publica anualmente a lista dos 100 melhores MBA do mundo. Esta é a última, com o "top ten" referente a 2008

Posição Instituição País Propina Empregabilidade

em 3 meses
1 University of Pennsylvania: Wharton EUA 107 270¤ 93%
2 London Business School Reino Unido 93 720¤ 96%
3 Columbia Business School EUA 106 790¤ 93%
4 Stanford University GSB EUA 108 150¤ 94%
5 Harvard Business School EUA 104 980¤ 94%
6 INSEAD França/Singapura 94 990¤ 92%
7 MIT: SLOAN EUA 100 350¤ 95%
8 IE Business School Espanha 80 580¤ 93%
9 University of Chicago EUA 96 350¤ 95%
10 University of Cambridge Reino Unido 82 180¤ 92%

Ligações relevantes

www.clearadmit.com - Pode encontrar informação útil para o seu processo de admissão nas escolas, entre uma vasta panóplia de recursos de apoio aos aspirantes a mestres da gestão de negócios

www.find-mba.com - Encontra todas as noviades que vão acontecendo nesta área a nível mundial