Siga-nos

Perfil

Economia

Gastar

Casa segura e poupada

Casa segura e poupada

Menos riscos e consumo em casa, para umas férias de Natal mais descansadas

Ana Pimentel

Se é mais uma das famílias que vai de malas e bagagens passar o Natal à terra dos avós, saiba o que tem de fazer para não deixar a sua casa a gastar mais do que devia. A seguradora inglesa Hiscox listou algumas recomendações de segurança, que protegem a sua casa e bens dos riscos das falsas poupanças. "Ás vezes, é preciso gastar um pouco mais para atingir melhores níveis de poupança com os equipamentos domésticos. Apesar da difícil conjuntura económica, os proprietários devem tomar as medidas necessárias para evitar acidentes que acarretem custos elevados para não falar dos danos pessoais decorrentes de incêndios ou inundações", explica Ian Thomas, household underwriter da Hiscox. Casa segura e poupada é a prenda que vai deixar no sapatinho da sua sala de estar.

  1. Se mora numa zona muito fria e vai viajar, não deixe o aquecimento desligado durante esse período. Programe o aquecimento central para ligar uma hora por dia, evitando o congelamento dos canos e consequentes danos.
  2. Utilize o temporizador de electricidade para manter as luzes de casa acesas em alguns momentos, diminuindo os riscos de assalto.
  3. Utilize lâmpadas com tecnologia LED, de muito baixo consumo e que não produzem calor, em vez das tradicionais que oferecem mais risco de incêndio e consomem mais energia.
  4. As máquinas de lavar roupa e louça mais recentes ajudam a minimizar o risco de inundação e incêndio e reduzem o consumo. Tire partido das campanhas de ofertas e descontos de Natal e adquira um destes electrodomésticos.
  5. Para casas que estão desabitadas por algum tempo, um sistema de detecção de inundações pode ser uma boa aquisição. Estes sistemas permitem acompanhar as alterações da pressão de água e desligam imediatamente o sistema de abastecimento.
  6. Antes de deixar os electrodomésticos a funcionar durante a noite, para aproveitar as tarifas mais reduzidas, fale com o seu fornecedor de energia e verifique se esta é a melhor opção, pois se existir uma avaria no aparelho durante a noite, os riscos de um incêndio ou de uma inundação aumentam.