Siga-nos

Perfil

Economia

ETF

China e Índia estimulam procura do ouro

O World Gold Council prevê que a procura do ouro cresça até ao final do ano. Desde Janeiro, o preço do ouro aumentou cerca de 25%.

Jorge Pires (www.expresso.pt)

O World Gold Council (WGC) estima que a procura do ouro aumente até ao final do ano, devido à procura da matéria-prima por parte de países emergentes como a China e Índia. 

De acordo com o último relatório do WGC, a procura do ouro nos países emergentes tem sido intensa, em particular, em países como a China e Índia. Este último aumentou as suas reservas em 8 vezes para 193,5 toneladas e a China em 11% para as 105,2 toneladas.

Esta forte procura por parte dos países ao ouro tem sido constante, apesar do aumento dos preços do ouro localmente. No dia 12 de Maio, uma onça na Índia custava 960 euros e 1007,75 euros, na China.

A preocupação com a situação financeira grega e o medo de contágio da mesma ao  da Europa, fez com que os investidores optassem durante este mês por comprar moedas de ouro, metais preciosos e ETF sobre o ouro.

Refúgio em tempos de crise

Aran Shishmanian, director executivo da WGC, afirmou que a procura do ouro na Europa está a ser "anormalmente" elevada, especialmente em países como a Suíça e a Alemanha, devido à preocupação com a crise da dívida pública dos países da Zona Euro. "Com a recuperação ainda ameaçada pelo nível de endividamento das economias ocidentais e da depreciação do dólar e das acções, as perspectivas para o ouro como capital próprio, activo e confiável fonte de riqueza, ainda é favorável", disse Aran Shishmanian.

Segundo o World Gold Council, a procura global de jóias em países emergentes continua a recuperar, depois de ter atingido 470,7 toneladas no primeiro trimestre de 2010, quando a Europa e os EUA continuam a tentar reforçar a sua estabilidade económica.

Para os investidores que pretenderem seguir a tendência do preço do metal precioso, a melhor maneira é através de Exchange-traded fund (ETF). O ETF SPDR Gold Trust, o maior ETF do mundo a seguir directamente o preço do metal precioso, ganhou desde do início do ano 25,40%, enquanto o preço dos futuros do ouro já subiram 25,68% (euros). O fundo iShares Comex Gold Trust é outra possibilidade. À semelhança do anterior, este ETF também investe directamente em ouro e, desde o início do ano, já rendeu 25,37%.