Siga-nos

Perfil

Economia

Contas

Os melhores depósitos pela net

Os depósitos bancários pensados para os clientes que não querem sair de casa oferecem juros que, apesar de pouco aliciantes, estão bem acima das taxas Euribor. Clique para visitar o canal Dinheiro

Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

Pensar em depósitos é pensar em segurança. Produtos de baixo risco, protegidos em 100 mil euros pelo Fundo de Garantia de Depósitos em Portugal, só nos primeiros três meses deste ano foram constituídos novos depósitos no valor de mais de 19,6 mil milhões de euros. Se os dados do Banco de Portugal indicam que a taxa de juro média nestas novas poupanças rondava os 1,39%, alguns depósitos oferecem mais aos clientes sem lhes pedir que saiam de casa.

A oferta de depósitos com destino para os canais de internet e de telefone dos principais bancos a operar em Portugal indica que, apesar dos juros estarem hoje a remunerar o dinheiro poupado muito abaixo do que faziam em 2008, ainda há alguns mealheiros que merecem a sua atenção. Ainda que as propostas de juros estejam abaixo das oferecidas nos depósitos orientados para os novos clientes dos bancos Best e Banco de Investimento Global, que dão 4% e 5% brutos para prazos de 3 e 4 meses, a Caixa Galicia, o Finibanco e o ActivoBank7 apresentam depósitos à distância com taxas de juro brutos (TANB) acima dos 2%, para montantes na ordem dos 5000 euros.

No lado oposto, os depósitos do BPI pela internet estão a oferecer juros brutos abaixo dos juros de mercado para os prazos de 3, 6 e 12 meses para as mesmas importâncias.