Siga-nos

Perfil

Economia

Dinheiro

Literacia para a crise

Porque o jargão económico não é acessível a todos, o Dinheiro indica-lhe seis livros que não só ajudarão a compreender a crise económica actual como a vencê-la.

Jorge Pires (www.expresso.pt)

Há uma crise na Grécia que pode chegar à Península Ibérica e obrigar os portugueses a fazer enormes sacrifícios financeiros. Como? Perguntarão a maioria das pessoas. Para quem não tem formação na área económica ou financeira não é fácil compreender como uma crise na Grécia pode afectar a sua vida e como consegue contagiar Portugal, que está a 2500 quilómetros. No entanto, compreender a economia actual e saber como ela afecta a vida das pessoas está ao alcance de uma leitura de fim-de-semana. Eis alguns livros que não só ajudam a descodificar o jargão económico como ajudarão os leitores a vencer a crise actual.

Finanças da família

Pedro Queiroga Carrilho é o autor de um dos livros em português mais vendidos sobre finanças pessoais, O "O primeiro milhão para casais" apresenta uma linguagem acessível e directa de forma a preparar o casal para a gestão do dia-a-dia de forma a enriquecer a dois. O livro apresenta alguns capítulos essenciais da vida financeira dos casais, desde da definição do perfil financeiro de cada um, os custos do casamento e a relação económica doméstica. É um verdadeiro manual de finanças pessoais para casais que deve estar sempre à mão. Custa 10 euros.

Entrar no mundo dos mercados de capitais

Se a ideia for iniciar-se no mundo do mercado bolsista, o livro de Fernando Braga de Matos é uma boa opção. "A Bolsa para iniciados" é um livro para investidores que desejam entrar no mundo da bolsa. A sua estrutura assenta em alguns pontos-chave do mercado bolsista. Aprende-se a distinguir acções de obrigações, a analisar os mercados de forma correcta, e a saber porque existem bolsas de valores e qual a sua função nas economias. Outra boa opção é o livro "Investir e ganhar mais", de Miguel Gomes da Silva. É um livro que ajuda a conhecer e compreender o sofisticado mundo dos mercados e produtos financeiros e a tomar as melhores decisões de investimento.

Compreender a Crise

Existe diversos livros no mercado que o ajudam a compreender a crise que afectou o mundo no passado mais recente. Um deles é o livro intitulado "Crise", escrito por 43 figuras de referência universitária e económica a nível nacional. O documento apresenta uma reflexão sobre as crises económicas, das mais antigas à mais recente crise de 2008. É um livro interessante para quem pretende compreender o porquê das crises económicas e como elas surgem de tempos a tempos.

Economia com humor

Ler sobre economia não tem de ser chato. É esta a proposta Steven Levitt e de Stefan Dubener, autores do livro "Freakonomics, e de Tim Harford, com "O Economista disfarçado". Ambos os livros abordam o tema económico de uma forma simples, recorrendo à economia popular e usando situações do dia-a-dia para exemplificar diversas situações. São livros de fácil leitura e compreensão.

Veja aqui as capas e os preços dos livros citados no artigo.