Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

"Descida de inscritos no centro de emprego é sinal positivo", diz Vieira da Silva

O ministro da Economia classificou de "sinal positivo" para a economia portuguesa a descida de 1,8% do número de desempregados inscritos nos centros de emprego. 

O ministro da Economia, Vieira da Silva, afirmou hoje que é um bom sinal para a economia portuguesa a diminuição do número de inscritos nos centros de emprego nacionais.



"Houve neste momento um recuo. Obviamente isso é um sinal positivo comparativamente ao que se estava a passar há um ano", afirmou.  

 

Vieira da Silva falava à margem do "Access África Fórum", que decorre hoje e quinta feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. 

Recuperação em curso

Sublinhando que a "variável emprego é a que mais lentamente reage à recuperação económica", o ministro disse ainda que o Governo vai "continuar a trabalhar para que a recuperação da economia possa constituir a base para que se venha a dar uma sustentada e forte inversão dos números do emprego".   



O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) anunciou hoje que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal desceu 1,8% em maio face ao mês anterior, para 560.751, e aumentou 14,6% face a maio do ano passado.  

 

Questionado sobre as dificuldades de financiamento da banca portuguesa, o governante disse que essa é uma situação que se está a "viver um pouco por toda a Europa".  

 

"Há vários instrumentos normais de financiamento do setor bancário que estão menos eficazes do que antes da crise financeira", admitiu o governante.   

      

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***