Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Concessões: Contrato da Autoestrada Transmontana deverá seguir para TC

O contrato reformulado da autoestrada Transmontana deverá ser submetido esta semana ao Tribunal de Contas (TC), segundo o presidente da construtora.

O contrato reformulado da autoestrada Transmontana deverá ser submetido esta semana ao Tribunal de Contas (TC), que recusou no passado a atribuição de visto prévio ao documento, disse hoje à Lusa o presidente da Soares da Costa.     "Acredito que [o contrato] possa estar esta semana em condições de ser submetido" ao Tribunal de Contas, disse o presidente da Soares da Costa, Pedro Gonçalves, escusando-se, contudo, a avançar as alterações que foram feitas ao contrato inicial a que o TC recusou o visto.     "Eu não queria falar sobre isso antes de estar submetido e conhecer a decisão do TC", afirmou, no dia em que a Soares da Costa apresentou os resultados do primeiro trimestre do ano.     O presidente da Soares da Costa disse que o atraso na atribuição do visto ao contrato terá um "impacto em metade do ano".     No primeiro trimestre do ano, o lucro da Soares da Costa caiu 34% para 1,4 milhões de euros, face ao mesmo período de 2009, e o volume de negócios recuou cerca de quatro por cento para 222 milhões de euros.   O presidente da Soares da Costa explicou à Lusa que a redução do volume de negócios "tem uma componente muito significativa que se deve ao não arranque em pleno da Autoestrada Transmontana".  

Conjuntura desfavorável pressionou resultados

  Já a queda do lucro, disse Pedro Gonçalves, ficou a dever-se à "conjuntura monetária desfavorável".     "O dólar valorizou muito significativamente o que nos expôs em tudo o que são as nossas contas com créditos obtidos em dólares. Portanto, tivemos um impacto desfavorável muito significativo", acrescentou.     O presidente da Soares da Costa disse que "se não tivesse existido esse impacto, o resultado teria superado o do ano passado", acrescentando que o grupo terá de encontrar "instrumentos de ajuste e de cobertura para não ter a mesma exposição em trimestres seguintes".     O investimento total na concessão Auto-Estrada Transmontana, que ligará Vila Real a Bragança, rondará os 800 milhões de euros.     ***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.