Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

CMVM e Banco de Portugal investigam BCP

As duas entidades desencadearam processos de averiguação simultâneos para esclarecer se as operações do BCP cumpriram todas as regras.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e o Banco de Portugal anunciaram esta sexta-feira que lançaram processos para averiguar se as operações do BCP cumpriram todas as regras e pretendem o esclarecimento total das situações.

Num comunicado conjunto, as duas instituições referem que, "face às notícias e declarações públicas relativas a operações realizadas pelo Banco Comercial Português", desencadearam "processos de averiguação simultâneos, nas respectivas áreas de competência, a fim de avaliar o cumprimento das normas a que tais operações, ou outras similares, se encontram sujeitas".

A CMVM e o Banco de Portugal referem que estas diligências "decorrerão até ao cabal esclarecimento da situação, não afectando, naturalmente, o normal funcionamento da instituição em causa".

"Até à conclusão das averiguações, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários não prestarão informações sobre os aspectos concretos das mesmas, dado o regime de segredo a que estão legalmente vinculados", acrescenta o comunicado.