Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Clube do risco: Roménia volta a substituir Portugal

Probabilidade de default da Roménia agravou-se tendo substituído Portugal no último lugar do TOP 10 mundial de risco de bancarrota.

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

Portugal saiu hoje de manhã, na abertura do mercado de derivados sobre a dívida soberana, do grupo de 10 países em situação de maior risco de incumprimento da dívida, segundo o monitor da CMA DataVision.

Depois de ter descido para o último lugar na sexta feira, Portugal foi substituído hoje de manhã na 10ª posição pela Roménia, o país do leste da União Europeia (UE) com a situação de crédito mais deteriorada e que já havia entrado no TOP 10 mundial a 7 de Junho, de onde saiu sete dias depois. Na ocasião, Portugal reentrou.

Portugal mantém uma probabilidade de default ainda acima de 24%, a apenas 20 décimas de ponto percentual da Roménia. Olhando as mudanças de posições durante este mês de Junho, o nosso país mantém uma dinâmica de entra e sai no TOP 10 em função das oscilações nas probabilidades de default dos dois estados americanos (Califórnia e Illinois) e de alguns membros de Leste da UE, como a Roménia, Hungria e Bulgária.

A Grécia mantém o 1º lugar do TOP 10. A Irlanda reapareceu hoje de manhã no monitor da CMA DataVision com uma probabilidade de default superior a 20%.