Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Clube da bancarrota: Portugal desce para 10º lugar graças a Illinois

A entrada ontem do estado americano do Illinois para o TOP 10 mundial do risco de default, onde foi fazer companhia à Califórnia, ajudou, hoje, a empurrar Portugal para último da lista.

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

Portugal desceu de posição ao final da sessão da manhã no mercado financeiro ligado aos credit default swaps sobre a dívida soberana, segundo o monitor da CMA DataVision. Baixou de 8º para 10º lugar, o último do TOP 10 mundial de maior risco de bancarrota.

O trambolhão - benéfico - português deveu-se à entrada ontem do estado americano do Illinois para este clube, onde passou a fazer companhia à Califórnia, considerado o estado em pior situação na federação americana. O Illinois subiu hoje ao 8º lugar, com uma probabilidade de default (de incumprimento da dívida estatal) perto dos 23%, acima da portuguesa (22,48%) e da californiana (22,63%). A Califórnia situa-se, agora, em 9º lugar neste TOP 10.

O Mapa de risco americano

A Califórnia esteve em foco nas últimas semanas devido à sua situação orçamental muito grave. O "buraco" no orçamento é da ordem dos 49% do orçamento estadual. Na classificação americana de estados em pior situação orçamental, a Califórnia, do Silicon Valley e de Hollywood, vem em 1º lugar, seguida por Illinois (de onde o actual presidente Obama era senador), com um "buraco" de 47% do seu orçamento estadual. No caso português, o défice, em 2009, foi 18,75% do orçamento de estado.

Sobre a situação dramática das contas públicas do Illinois há mesmo um site apropriadamente intitulado "Illinois is broke" (www.illinoisisbroke.com). Segundo um comentador ontem, "estima-se que o estado do Illinois gaste 3 dólares por cada 2 que arrecada".

No mapa de "risco" de "buracos" orçamentais excessivos nos Estados Unidos vêm a seguir à Califórnia e ao Illinois, o Arizona (com um buraco orçamental de 41%), o Nevada (38%), Nova Iorque (32%) e Alaska (30%), segundo o Freerisk.org.