Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BEI dá €100 milhões para PME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) acaba de aprovar um empréstimo de €100 milhões ao Montepio para financiamento de projectos de investimento de pequenas e médias empresas.

Vítor Andrade (www.expresso.pt)

O empréstimo agora anunciado destina-se a financiar pequenos projectos nas áreas da indústria, turismo e serviços, incluindo em matéria de investigação e desenvolvimento, energias renováveis e protecção do ambiente.

Segundo uma nota oficial hoje divulgada pela Comissão Europeia, as verbas podem também ser utilizadas para projectos de infra-estruturas promovidos pelos municípios. O empréstimo, segundo a mesma nota, "irá contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade das PME portuguesas, atenuando o impacto da actual crise económica nestas empresas e promovendo o desenvolvimento regional e a coesão económica e social do país".

Este empréstimo do BEI é uma continuação da sua cooperação com a Caixa Económica Montepio Geral e tem lugar após a aprovação, em 2008, de outro empréstimo de 100 milhões de euros também destinado essencialmente às pequenas e médias empresas.