Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCE melhora previsão de crescimento da Zona Euro

O produto interno bruto (PIB) da Zona Euro deverá crescer 1% este ano, segundo as novas previsões da autoridade monetária europeia.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, anunciou hoje que foram revistas em alta as estimativas de crescimento da Zona Euro para 2010, que subiram de 0,8% (previstos em março) para um por cento.  

 

Ainda assim, o responsável baixou as previsões relativas a 2011, que passaram dos anteriores 1,5% para 1,2%, devido ao impacto negativo que terão no crescimento os planos de austeridade recentemente lançados por vários países europeus para o saneamento das contas públicas.

 

O BCE atualiza as suas previsões de crescimento a cada três meses, tal como sucede para a inflação, que foi revista em alta quer para o presente ano, quer para 2011.  

 

A inflação na Zona Euro deverá crescer para 1,5%, contra os anteriores 1,2%, e, em 2011, as projeções do BCE apontam para 1,6%, face aos 1,5% prognosticados em março.  

 

Na conferência de imprensa que marcou a estreia de Vítor Constâncio no lugar de vice presidente do BCE, depois da reunião que decidiu manter as taxas inalteradas em 1%, Trichet garantiu que a entidade "está inflexivelmente comprometida com a estabilidade dos preços".  

 

      

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***