Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Angola: Manuel Vicente sai da Sonangol e é nomeado ministro

Presidente angolano, José Eduardo dos Santos exonerou hoje Manuel Vicente do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol e confirmou a sua nomeação para ministro de Estado e da Coordenação Económica.

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, exonerou Manuel Vicente do cargo de presidente do conselho de administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), segundo um decreto presidencial hoje distribuído à imprensa.  

O mesmo decreto anuncia a promoção de Francisco de Lemos José Maria (Leia mais na revista "Rumo"), um dos atuais seis administradores-executivos, a presidente do conselho de administração da empresa. E Raquel Ruth da Costa David Vunge é nomeada administradora-executiva para preencher o cargo de Francisco de Lemos José Maria.  

A exoneração de Manuel Vicente ocorre 48 horas depois do anúncio de uma remodelação governamental, que passa pela criação do cargo de ministro de Estado e da Coordenação Económica. O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, confirmou hoje num decreto presidencial a nomeação de Manuel Vicente para assumir a função.

De acordo com a revista "Rumo", o Presidente da República nomeou ainda Joaquim Ventura para o cargo de secretário de Estado da Energia e de Job Pedro Castelo Capapinha para o cargo de vice-ministro da Juventude e Desportos para a Juventude. 

O objetivo anunciado da remodelação é reduzir a concentração de tarefas, agilizar a implementação das decisões e deliberações, bem como melhorar a articulação intersectorial, aumentando assim a eficiência e a eficácia da ação governativa.  

O futuro ministro de Estado e da Coordenação Económica coadjuvará o Presidente angolano nos trabalhos de direção da Comissão Económica e da Comissão para o Sector Produtivo.