Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Americanos pegam fogo a casas penhoradas

Nos EUA o desespero com a crise é tal que há quem esteja a incendiar a casa penhorada e a meter o carro no fundo dos rios. Tudo para receber o seguro. (Veja o vídeo no fim do texto)

Vale tudo para tentar escapar à penhora da casa nos Estados Unidos. A crise do crédito imobiliário de alto risco (subprime) está a deixar muitas famílias norte-americanas em desespero e sem hipótese de pagar as dívidas ao banco.

Perante as dificuldades, as pessoas estão a tomar medidas extremas. Queimar a casa para ficar com o dinheiro do seguro, ou simplesmente para não a entregar ao banco, é um caso casa vez mais recorrente.

Sherly Marie Christman, 38 anos, pegou fogo à casa, com os filhos e o marido lá dentro, três dias antes da penhora. Mas este não é um caso isolado. Há vários casos e muitas suspeitas do mesmo crime pelo país.

10 anos para casal do Iowa

Um casal do estado do Iowa foi condenado a mais de dez anos de prisão, por ter posto fogo à casa. Lawrence e Patrícia Atwood pegaram fogo à casa com a esperança que o dinheiro da seguradora desse para pagar as outras dívidas. O juiz que os julgou quis que o caso fosse tomado como exemplo e sublinhou o risco que este tipo de incêndios tem para os bombeiros.

Por isso mesmo, Patricia pediu desculpas aos bombeiros, depois de ouvir as palavras do juiz.

"Há pessoas que acreditam que pegando fogo à casa vão conseguir escapar do problemas, mas não vão", diz Jim Doucette, à televisão CNBC, membro do Departamento dos Bombeiros de Sacramento, na Califórnia (ver vídeo no final do texto). Segundo as estatísticas das seguradoras na Califórnia, um dos estados mais afectados, o número de incêndios ateados pelos próprios donos dias antes das casas serem penhoradas dobrou, comparativamente, com o ano passado.

Carros deitados ao lago

No entanto, os problemas das dívidas dos americanos não se limitam à prestação da casa. O aumento do preço dos combustíveis já chegou ao bolso dos norte-americanos. E por isso, também os automóveis têm sido alvo de acções extremas. Há quem pegue fogo aos carros, ou os atire para lagos, os abandone, ou os declare como roubados por não ter dinheiro para gasolina ou para a prestação mensal.

Uma sondagem da Gallup, divulgada ontem, mostra que 86% dos americanos acreditam que a situação económica do país está a piorar.

Donos de casa desesperados