Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Accionista da Telecom Itália questiona Telefónica após proposta à PT

Um grande acionista da Telecom Itália, detentora da TIM brasileira, questionou hoje a participação da espanhola Telefónica na operadora italiana.

(www.expresso.pt)

Em causa está a participação de 22,45% da Telefónica espanhola, através do grupo Telco, na Telecom Itália.

A notícia, veiculada pela agência Reuters, refere que o accionista em causa (Marco Fossati) considera que estamos perante um conflito de interesses, dada a intenção da Telefónica em adquirir a fatia da Vivo detida pela Portugal Telecom.

"A administração da Telefónica declarou que não tem planos de fazer um acordo com a Telecom Itália. Eles mostraram o seu principal interesse no Brasil, com a oferta sobre o capital da Vivo... Eu pergunto-me que vantagem  a Telecom Italia tem em ter um acionista espanhol. O conflito de interesses parece evidente para mim", disse à Reuters Marco Fossati, que possui 5% de participação na companhia italiana através de uma holding, a Findim.

Para Fossati, um exemplo do conflito de interesses da empresa espanhola são os planos da Telecom Italia em vender a sua participação na Telecom Argentina, por conta de preocupações antitrust relacionadas com a participação da Telefónica no seu capital.