Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

EDP vende 21 mini-hídricas por 164 milhões

A rede de mini-hídricas em Portugal transfere-se para uma gestora de ativos alemã

A EDP anunciou esta sexta-feira a venda por 164 milhões de euros de 21 mini-hídricas em Portugal.O comprador foi A Aquila capital, uma gestora de ativos com sede na Alemanha.

A operação envolve a alienação pela EDP de duas subsidiárias: Small Hydro que detém sete centrais mini-hídricas e a Pebble Hydro - Consultoria, Investimento e Serviços, que explora 14 centrais.

As 21 mini-hídricas "têm uma concessão residual média de 14 anos, situam-se na região Centro e Norte de Portugal e totalizam 103 Megawatt de capacidade instalada", diz o comunicado da EDP.

O preço acordado "corresponde a um Enterprise Value de 164 milhões de euros", que está sujeito "a ajustes entre a presente data e a conclusão da operação, como é usual neste tipo de operações".

Resultado operacional de 21 milhões

O resultado de exploração ( EBITDA) das duas subsdiárias nos últimos 12 meses ascendeu a 21 milhões de euros.

Com esta transacção e a venda de 50% da EDP Produção Bioeléctrica à Altri, firmada em Julho passado por 55 milhões, a EDP "visa uma maior optimização do portefólio, através da alienação de actividades não estratégicas e de escala reduzida em Portugal", alocando a receita "a outras áreas de crescimento", diz a empresa.

A Aquila Capital é uma das maiores gestoras de fundos da Europa e está especialmente focada em ativos do segmento da energia renovável.