Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Dicas de Poupança: veja como está a sua situação na nova “lista negra” do Banco de Portugal

O Mapa da Central de Responsabilidades de Crédito disponibilizado pelo banco central está disponível em qualquer computador com acesso à internet

Inês Duque

Conheço casos de pessoas que estavam descansadas e, quando foram ver, estavam na “lista negra” do Banco de Portugal, por engano. Pode acontecer a qualquer um. Pelo menos de seis em seis meses vou lá ver se está tudo bem comigo

Pedro Andersson

Há quanto tempo não vai ver se está tudo bem com as suas contas? A famosa lista “negra” do Banco de Portugal chama-se na realidade Mapa da Central de Responsabilidades de Crédito. E pode ter acesso a esse documento em qualquer computador com acesso à internet.

O aspeto desse mapa acaba de mudar. Está muito mais detalhado e – numa primeira análise – mais fácil de ler. Se acha que isto não é importante, sugiro que mude de opinião. Às vezes pensamos que está tudo bem e não está. Conheço casos de pessoas que estavam descansadas e, quando foram ver, estavam na “lista negra” do Banco de Portugal, por engano. Pode acontecer a qualquer um. Pelo menos de seis em seis meses vou lá ver se está tudo bem comigo.

As mudanças

Vamos então às novidades. Agora o Mapa das Responsabilidades de Crédito tem duas opções. Quando emitir o mapa de responsabilidades de crédito, o titular poderá obter dois mapas:

1. O “mapa de responsabilidades de crédito” propriamente dito, com informação detalhada sobre todos os contratos de crédito de que o titular é devedor ou avalista/fiador, organizados em função da instituição que os reportou.

2. O “mapa de responsabilidades de crédito agregadas”, que resume as responsabilidades de crédito do titular na qualidade de devedor e na qualidade de avalista/ fiador (caso existam) para cada tipo de produto financeiro.

Em resumo, o documento agora tem muito mais páginas do que o anterior porque tem uma página muito mais detalhada para cada banco ou cartão de crédito. Com este documento fica a saber exatamente quantos créditos tem e quanto deve em cada um deles e se estão todos em ordem.

Quem é fiador fica também a saber se a outra pessoa está a pagar tudo a tempo e horas e quanto ainda falta pagar. Se ela deixar de pagar, aquele é o valor que fica à sua conta. Convém andar em cima disso.

Portanto, aproveite este conselho e vá ver assim que puder as novidades do Mapa de Responsabilidades de Crédito na página do Banco de Portugal. Confirme se está tudo bem consigo.

Se não sabe onde o encontrar basta pesquisar no Google “Mapa de Responsabilidades de Crédito” e vai logo dar à página certa. Depois é só usar o seu NIF e a password das Finanças, seguir as instruções da página e recebe logo o PDF com as suas informações. É imediato.

Se tiver dificuldade em interpretar o seu “retrato” financeiro tem AQUI o descodificador do Banco de Portugal.