Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo aprova Orçamento, Grandes Opções do Plano e quadro plurianual

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Lusa

O Governo aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2019, o relatório e as Grandes Opções do Plano e o Quadro Plurianual de Programação Orçamental, disse à agência Lusa fonte oficial do executivo.

A reunião do Conselho de Ministros para aprovar a proposta de Orçamento do Estado para 2019 começou pelas 11:00 e terminou por volta das 22:00.

O documento será entregue no parlamento na segunda-feira.

Numa nota do executivo, a que a agência Lusa teve acesso, lê-se que "o Governo aprovou hoje a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2019, o relatório que o acompanha, as Grandes Opções do Plano e o Quadro Plurianual de Programação Orçamental".

Na passada terça-feira, ao abrigo do estatuto da oposição, o ministro das Finanças, Mário Centeno, recebeu os partidos com representação parlamentar e comunicou-lhes o cenário macroeconómico previsto pelo Governo para o próximo ano.

A proposta do Governo de Orçamento do Estado prevê em 2019 um crescimento de 2,2%, um défice de 0,2%, um desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 117% do Produto Interno Bruto.

Na Assembleia da República, a proposta orçamental do Governo será discutida e votada na generalidade nos próximos dias 29 e 30. A votação final global está agendada para 29 de novembro.