Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Produção industrial cai em Portugal e sobe na UE

rui duarte silva

Em agosto, a produção das fábricas portuguesas caiu 3,3% face ao ano anterior. Foi o segundo pior desempenho homólogo da UE, onde o indicador cresceu 1,2%. Na comparação em cadeia tudo é diferente

A produção industrial em Portugal caiu 3,3% em agosto comparativamente ao mesmo mês de 2017. Na Europa, só a Dinamarca teve um desempenho pior, com uma descida de 3,9%.

Na União Europeia, estas foram as quebras homólogas mais acentuadas na produção industrial, mostram os números do Eurostat, que apontam para subidas médias de 1,2% na UE e de 0,9% na Zona Euro, sob o impulso da produção de bens de consumo não duradouro e de bens de capital.

No mês de julho, sublinha o Eurostat, a tendência geral da Europa tinha sido de baixa, com quebras de 0,6% na UE e de 0,7% na Zona Euro, exatamente a percentagem registada em Portugal.

No entanto, quando a comparação é feita com julho de 2018, A UE sobe 0,8%, a Zona Euro sobe 1% e Portugal cresce 2,7%, acima da media comunitária, mostram os gráficos do gabinete de estatística europeu.

Na comparação em cadeia, só as fábricas de Malta (9,9%) e da Hungria (3,8%) registaram aumentos de produção acima dos valores de Portugal.