Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

O melhor verão de sempre para os aeroportos nacionais

Luís Barra

Durante os meses de verão passaram 17,3 milhões de passageiros pelos aeroportos portugueses. Um crescimento de 4,2%, face ao verão de 2017

Entre julho e setembro os 10 aeroportos portugueses registaram “a melhor temporada de verão de sempre”, com 17,3 milhões de passageiros, segundo a concessionária francesa Vinci Airports.

Num relatório divulgado esta sext-feira, a empresa reporta um aumento de 4,2% em relação a 2017. No entanto, nos primeiros nove meses do ano, 42,9 milhões de passageiros utilizaram as instalações portuguesas da Vinci, um crescimento de tráfego de 7%. No total Portugal ultrapassou a marca dos 42 milhões de passageiros neste período.

“Com a popularidade do país como destino de verão para turistas europeus (principalmente espanhóis, franceses e alemães), as companhias aéreas de baixo custo tiveram uma muito boa temporada”, pode ler-se no documento agora publicado.

Já em relação à TAP, o relatório da Vinci refere que “também apresentou um bom desempenho”.

Só no que respeita ao aeroporto de Lisboa, a empresa concessionária indica que movimentou mais dois milhões de passageiros desde o início do ano, em comparação com o mesmo período de 2017 – um aumento de 10,3%.

Recorde-se que a Vinci Airports, um dos cinco maiores players globais no setor de aeroportos internacionais, gere as operações de 44 aeroportos em França, Portugal, Reino Unido, Suécia, Camboja, Japão, Estados Unidos, República Dominicana, Costa Rica, Chile e Brasil.

A rede de concessões da Vinci Airports serviu 177 milhões de passageiros em 2017. A empresa emprega cerca de 195.000 pessoas em cerca de 100 países.