Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

EDP inaugura estação pioneira de armazenamento de energia na Roménia

D.R.

O projeto representa um avanço tecnológico relevante para o armazenamento de energia pois permitirá que, quando houver um excesso de produção, as baterias sejam carregadas e, quando a produção estiver abaixo do esperado, a energia armazenada possa ser utilizada para fornecimento à rede

A EDP Renováveis inaugurou hoje uma instalação pioneira para armazenamento de energia elétrica em baterias, no Parque Eólico de Cobadin, na Roménia.

O projeto constitui, segundo a empresa, um avanço tecnológico relevante para o armazenamento de energia pois permitirá que, quando houver um excesso de produção, as baterias sejam carregadas e, quando a produção estiver abaixo do esperado, a energia armazenada posse ser utilizada para fornecimento à rede.

“Este tipo de central de armazenamento de energia poderá ser um ponto de viragem no mercado energético nos próximos anos, já que converterá energias renováveis, como a eólica ou a solar fotovoltaica, em fontes de energia constantes e, por isso, mais eficientes e previsíveis”, refere a EDPR em comunicado.

Este é o primeiro projeto de armazenamento de energia na Roménia, um mercado no qual a EDPR está presente desde 2008.

Atualmente, a empresa conta com uma capacidade instalada total de 521 megawatts naquele país, na maior parte eólica, mas também produz energia solar. A produção da EDPR é distribuída pelas instalações situadas em Dobrogea e Moldávia (geração eólica) e Oltenia (geração solar).