Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Novo Banco confirma banqueiro irlandês para a área financeira

José carlos Carvalho

É oficial. Mark Bourke, de 51 anos, foi nomeado administrador financeiro do Novo Banco, confirmou a instituição em comunicado

O Novo Banco confirmou esta segunda-feira que o irlandês Mark Bourke passará a assumir a pasta de administrador executivo para a área financeira (Chief Financial Officer). A informação à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) surge uma semana depois de o Sunday Times ter avançado com a notícia e no dia em que o Conselho Geral e de Supervisão deliberou nesse sentido.

De acordo com o Novo Banco, Mark Bourke "deverá entrar em funções previsivelmente no início do próximo ano, depois de completar o seu mandato no AIB - Allied Irish Bank - e após autorização pelo Banco Central Europeu".

Bourke iniciou a carreira em 1989 na PricewaterhouseCoopers (PwC), onde acabou por ser tornar num dos sócios da auditora. Em 2006 era já um dos líderes do importante grupo financeiro irlandês IFG.

Oito anos depois transferiu-se para a AIB, "um dos maiores bancos na Irlanda que em 2010 foi intervencionado pelo estado irlandês, tendo em 2017 colocado no mercado parte das ações através de uma oferta pública inicial". sublinha o Novo Banco no comunicado.

Alvo da resolução do Banco de Portugal, há pouco mais de quatro anos, o Novo Banco regressou aos lucros no primeiro trimestre deste ano, mas a situação inverteu-se em junho. No final do semestre os prejuízos já estavam em €231,2 milhões e no mercado antecipa-se que assim continue até pelo menos 2020, como avançámos recentemente, continuando a exigir garantias públicas e injeções por parte do Fundo de Resolução.