Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

SIBS anuncia que problemas no multibanco estão resolvidos após falha de hora e meia

getty

Dificuldades na rede sentiram-se em todo o país. Sistema ficou normalizado pelas 23h47 de domingo

Expresso com Lusa

Se tentou fazer este domingo à noite o pagamento com multibanco de uma encomenda de comida para casa, se tentou levantar dinheiro na rua ou pagar alguma conta através do mesmo sistema, é normal que não tenha o conseguido fazer a dado momento - o sistema ficou em baixo pouco depois das 22h.

A rede multibanco foi afetada por problemas técnicos que não permitiram a realização de pagamentos nem de levantamentos. A notícia foi avançada pelo "Diário de Notícias" (DN) e confirmada pelo Expresso, a quem fonte da SIBS (que gere a rede multibanco) refere que a origem do problema deve-se a "uma situação técnica que foi rapidamente identificada".

A equipa técnica da SIBS estimou em cerca de 30 minutos a normalização do sistema, tempo que começou a contar pelas 23h. Pelas 23h47, a SIBS anunciou no Twitter que a situação estava normalizada.

A SIBS explicou à Lusa que o problema, apesar de ter tido expressão nacional, não implicava que todo o sistema de caixas automáticas multibanco estivesse fora de serviço, podendo ter existido caixas ATM lado a lado em que uma funcionasse e outra não. Isto porque a falha técnica afetou sub-redes dentro da rede, o que explica que nem todas as ATM foram afetadas.

A plataforma eletrónica MB Way, apesar do formato digital, foi igualmente afetada, porque integra e está ligada à rede multibanco.