Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

EDP vende centrais de biomassa à Altri por 55 milhões

FOTO LUÍS BARRA

A EDP e a Altri acordaram desfazer a parceria que tinham para a produção de eletricidade a partir de biomassa. A EDP sai e a Altri ficará com a totalidade do negócio

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A EDP vai desfazer-se da sua participação de 50% na EDP Bioelétrica, em que participa também a Altri, vendendo a sua posição à companhia liderada por Paulo Fernandes por 55 milhões de euros, informou a Altri em comunicado ao mercado.

A EDP Bioelétrica é um dos maiores produtores nacionais de eletricidade a partir de biomassa florestal, explorando quatro centrais e tendo em curso a construção de uma outra. Quando esta ficar pronta, no primeiro semestre de 2019, a Bioelétrica terá 100 megawatts (MW) de capacidade instalada.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Altri indica que a transação deverá estar concluída ainda durante o segundo semestre de 2018, mas está dependente da não oposição da Autoridade da Concorrência.

Este negócio surge no âmbito de uma recomposição dos negócios da EDP, em que a elétrica presidida por António Mexia tem vendido alguns ativos, tendo em curso a alienação da maior parte das centrais mini-hídricas que explora.