Siga-nos

Perfil

Expresso

Inter-rail

Apontamentos de reportagem na rota do inter-rail

A proposta foi lançada para a mesa pelo fotógrafo Tiago Miranda: Fazer uma reportagem europa fora pelos meandros do inter-rail. Surjo eu na história com uma vontade imensa de voltar a colocar a «mochila-montanha» às costas, para revisitar o espírito daquela que ficou marcada como a viagem da minha vida: O Inter-rail que fiz em 1997, junto com três amigos, destino a Istambul, Turquia.

Por vontade e inventivo da Cândida Pinto e do José Cardoso, acertámos agendas e fomos incumbidos de partir da estação de Santa Apolónia no dia 16 de Julho, às 16h01, a bordo do comboio Sud Express, sem rota definida. Objectivo: Seguir as vontades e rotas dos jovens portugueses que formos encontrando pelo caminho, para desenvolvermos uma reportagem baseada nesta observação participante. Desta forma, o factor imprevisto tornou-se a tónica dominante deste trabalho.

As linhas escritas para este diário no Expresso na Web servem para contar as estórias, instantes, insólitos de bastidores que achamos que merecem ser partilhados apesar de ficarem de fora da reportagem. Até porque essa será escrita em breve para a ÚNICA.

Para já, este comboio segue a sua viagem até o final do mês...