Siga-nos

Perfil

Expresso

Cavaco em Espanha

Visita “embarazada”

Letizia, “embarazada”, retirou-se da agenda protocolar desta visita e já não acompanhará Cavaco na deslocação a Oviedo.

Em Espanha, alguns comentadores políticos têm criticado o facto de Cavaco Silva e a mulher terem sabido primeiro da gravidez de Letizia do que os espanhóis.

Na comitiva, o facto é desvalorizado. Fonte da presidência disse ao EXPRESSO que a decisão da Casa Real foi “uma deferência” para com o Presidente da República.

A mesma fonte reconheceu que se não fosse o “embarazo” a visita de Estado do Presidente “não teria sido tão potenciada”.

A presidência já foi informada oficialmente da saída de Letizia da agenda protocolar desta visita, o que significa que a Princesa das Astúrias não acompanhará Cavaco Silva na deslocação a Oviedo.

O certo é que a notícia da gravidez pôs fim às especulações sobre o estado de saúde da Princesa das Astúrias. Desde ontem que não se ouve falar da alegada anorexia de Letizia. O debate é agora político e constitucional, sobre o problema que surgirá caso Letizia dê à luz um rapaz.

É que em Espanha, decorre um processo de alteração constitucional para permitir que Leonor, a primeira filha dos Príncipes das Astúrias, seja a herdeira do Príncipe Filipe, no trono de Espanha.

Com tudo isto, Cavaco lá vai aparecendo nas fotografias ao lado de Letizia. A última aparição pública da princesa das Astúrias.