Siga-nos

Perfil

Expresso

Cavaco em Espanha

Nem tudo são rosas nas relações luso-espanholas

Os deputados espanhóis aplaudiram Cavaco de pé e o presidente do Parlamento saudou-o em português. O Presidente da República emocionou-se.

O Presidente da República foi aplaudido de pé, ontem à tarde, pelos deputados do Parlamento de Espanha. Emocionado, Cavaco Silva, agradeceu a distinção.

No seu discurso, o Presidente português passou em revista as relações luso-espanholas e insistiu na necessidade do “estabelecimento de parcerias” entre as empresas dos dois lados da fronteira.

Cavaco Silva lembrou que os interesses comuns dos dois países no quadro na União Europeia, sempre que foram concertados, deram bons resultados. Reconheceu, no entanto, que “nem tudo está feito nas relações entre os dois países”. Cavaco denunciou perante o Parlamento Espanhol que, mesmo nas relações económicas, “se verificam, aqui e ali, queixas de tratamentos diferenciados ou de medidas de pendor proteccionista”.

O presidente apontou uma conclusão: “Através do diálogo e do trabalho conjunto deveremos identificar e superar as dificuldades e procurar tirar o melhor partido do potencial de oportunidades que as relações Portugal-Espanha encerram”.

Antes, Cavaco Silva ouviu o presidente do Parlamento, o socialista Miguel Marin, dar-lhe as boas-vindas em português.