Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário de um repórter do EXPRESSO em São Tomé

Fradique vence em São Tomé

Fradique de Menezes angariou 60% dos votos nas presidênciais deste fim-de-semana e conduzirá os destinos do arquipélago por mais 5 anos

Fradique de Menezes venceu as eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, conquistando 60% dos votos, segundo os dados provisórios anunciados esta madrugada pela Comissão Nacional de Eleições. Patrice Trovoada quedou-se pelos 38,5%, enquanto o candidato Nilo Guimarães conquistou 0,5%.

A confirmarem-se estes dados, Fradique, no poder desde 2001, é reconduzido na chefia de Estado para um novo mandato de cinco anos. Até à oficialização dos resultados, segue-se um período de sete dias úteis, em que as comissões eleitorais distritais irão verificar o rigor da contagem. Findo esse prazo, todos os sufrágios serão transportados para o Supremo Tribunal de Justiça, local onde cinco juízes, um deles nomeado pelo Presidente da República Fradique de Menezes, e três professores de matemática irão calcular os números e percentagens finais. A tomada de posse está marcada para o dia 9 de Setembro.