Siga-nos

Perfil

Expresso

Euro em crise

Atenas: Polícia em alerta geral após três mortes (com vídeo)

Raramente usado na Grécia, o estado de alerta geral foi convocado pela polícia depois da morte de três manifestantes num incêndio em Atenas. (Ver vídeo no fim do texto)Clique para visitar o dossiê Euro em crise

A Polícia de Atenas foi colocada em "estado de alerta geral" devido à onda de violência que provocou hoje a morte de três pessoas no centro da capital grega, disse uma fonte policial à agência AFP. O estado de "alerta geral" é uma medida raramente utilizada, que consiste em mobilizar todas as forças de polícia disponíveis e chamar os polícias que não estão de serviço, precisou uma outra fonte policial.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ EURO EM CRISE

As forças policiais efetuavam a meio da tarde operações no bairro de Exarchia, feudo dos anarco-autónomos, tentando encontrar os autores dos confrontos e os responsáveis pelo incêndio mortal. A meio da tarde os polícias tinham interpelado quatro pessoas.

Duas mulheres e um homem morreram num incêndio numa sucursal bancária do centro de Atenas, que foi atingida por cocktails molotov lançados por jovens encapuzados à margem de uma manifestação, segundo os bombeiros. Dois edifícios administrativos - um onde funciona uma repartição de Finanças e outro com serviços municipais -, igualmente no centro de Atenas, foram incendiados também com cocktails molotov.

30 mil manifestantes reunidos

No momento dos confrontos, a Comissão parlamentar dos Assuntos Económicos analisava o plano de austeridade aprovado domingo pelo Governo em troca de uma ajuda financeira de 110 mil milhões de euros em três anos do FMI e da zona euro.

Atenas foi hoje palco de uma manifestação - cerca de 30 000 pessoas ao princípio da tarde, segundo a polícia - organizada no âmbito da greve geral convocada pelas grandes centrais sindicais gregas contra aquelas medidas de austeridade.

*** Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.