Siga-nos

Perfil

Expresso

Conferência Portugal em Exame

As renováveis não são mais caras, diz Ana Maria Fernandes

Na sua intervenção no debate "Negócios Sustentáveis", que marcou a sessão da tarde da Conferência "Portugal em Exame", a CEO da EDP Renováveis recusa a ideia que estas energias sejam mais dispendiosas que as tradicionais.

Sara Fonseca

Clique para aceder ao índice do dossiê Conferência Portugal em Exame Quando questionada sobre um possível comprometimento da sustentabilidade no negócio das energias renováveis, Ana Maria Fernandes recusou esta ideia, alegando que não pode haver uma análise generalizada mas sim particularizada das diferentes energias e estádios de maturidade.

"Não há 'lanches grátis' e, se queremos mudar de paradigma para que este seja benéfico para a sociedade nunca poderemos querer fazê-lo a custo zero", adiantou a CEO.

No entanto, "no caso das eólicas e hidrícas, estas energias não são mais caras que as tradicionais, dado o seu estado de maturidade. É errado pensar que são. Outras eventualmente serão, pois ainda se encontram em fase de experimenatção, no entanto os custos são necessários para se conseguirem benefícios futuros", conclui.