Siga-nos

Perfil

Expresso

Aumento de impostos

Governo convoca reunião de concertação social

O encontro, marcado para quarta feira de manhã, vai servir para o Governo explicar às confederações sindicais e patronais os motivos inerentes à tomada de medidas de austeridade. Clique para visitar o dossiê Aumento de Impostos

O Governo convocou para quarta feira, de manhã, uma reunião da concertação social para explicar às confederações sindicais e patronais os motivos inerentes à tomada de medidas de austeridade, disse hoje à agência Lusa fonte do Executivo.

Na quinta feira passada, no final do Conselho de Ministros, José Sócrates apresentou publicamente as medidas adicionais do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que visa reduzir o défice em 2010 para um valor na ordem dos 7,3 por cento e que se traduzem, além de cortes na despesa pública, em aumentos de impostos do IVA, do IRS e do IRC para empresas com lucros superiores a dois milhões de euros. 

Também na quinta feira, a meio de uma reunião da Comissão Política Nacional do PS, o líder parlamentar socialista, Francisco Assis, disse que havia um esforço de explicação a fazer aos portugueses sobre as razões das medidas de austeridade, designadamente junto dos parceiros sociais. 

No entanto, na mesma reunião, o secretário geral da UGT, João Proença, que estava na Comissão Política Nacional do PS na qualidade de presidente da Tendência Sindical Socialista, criticou as medidas, alegando que agravarão o desemprego e que são mais penalizadoras para os trabalhadores do que para as empresas. 

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.