Siga-nos

Perfil

Expresso

50 Anos do Tratado de Roma

Pão-de-ló representará Portugal

Entre as iguarias escolhidas para representar os 27 Estados-membros nas celebrações do 50.º aniversário da UE, estará presente o pão-de-ló.

Quando os 27 líderes europeus e chefes de Estado se reunirem este sábado à noite, em Berlim, para jantar, terão à sua disposição na sobremesa 54 bolos diferentes, dois de cada país da União Europeia. Portugal estará representado por duas receitas diferentes de pão-de-ló, um segundo a receita de Alfeizerão e outra mais simples.

A iniciativa pertence à Federação das Pastelarias e Confeitarias, a que se juntaram os portugueses – uma forma original de celebrar os 50 anos da União. Para a sobremesa do almoço dos líderes, no domingo, prevêem, aliás, fazer uma gigantesca torta de aniversário.

Durante 50 dias, a partir de 25 de Março, dia do aniversário da assinatura do Tratado de Roma, os bolos serão vendidos não só tendas já montadas junto à porta de Brandeburgo, em Berlim, como em outros 50 mil pontos de venda.

Entre outros bolos tradicionais dos Estados-membros conta-se o «strudel» de queijo de cabra da Bulgária, o "bolo de laranja da tia Florence", da Irlanda, e «Waffels», da Bélgica. Haverá também diferentes variações do bolo de maçã, já que são doces tradicionais na Roménia, Estónia, Luxemburgo e Dinamarca.