Siga-nos

Perfil

Expresso

50 Anos do Tratado de Roma

Comemorar com uma moeda de dois euros

Pela primeira vez todos os países membros da zona euro vão ter uma moeda de dois euros com um desenho comum em ambos os lados.

Os países da zona euro vão emitir uma moeda de dois euros com a imagem da Piazza del Campidoglio, onde o Tratado de Roma foi assinado, em 1957. A iniciativa faz parte das comemorações do 50º aniversário da União Europeia.

Esta semana serão emitidas cerca de 90 milhões de moedas, sendo a primeira vez que uma moeda de dois euros, com um desenho comum de ambos os lados, circulará pelos treze países membros da zona euro.

"A União Europeia juntou-nos, permitindo-nos viver em paz e em democracia e partilhar um dos mais elevados níveis de vida do mundo. O euro é um símbolo poderoso dessa unidade e da integração progressiva e força crescente da União”, declararam o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o Comissário de Assuntos Económicos e Monetários, Joaquín Almunia.

A moeda comemorativa do aniversário do Tratado de Roma terá por base o mesmo desenho em todos os países da zona euro. Para além de pormenores como os símbolos das casas da moeda e as inscrições no rebordo, o país emissor será identificável apenas pela tradução das palavras “Tratado de Roma – 50 anos” na parte superior da moeda, “Europa” no centro e o nome do país na parte inferior.