Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Saiba como ver o Mundial sem o barulho das vuvuzelas

Sound designer alemão criou filtro que neutraliza barulho das vuvuzelas durante as transmissões televisivas do Mundial-2010. Clique aqui para aceder ao Dossiê Mundial-2010.

João Oliveira (www.expresso.pt)

Clemence Schlieweis desenvolveu um filtro áudio para neutralizar o barulho das vuvuzelas durante as transmissões dos jogos do Mundial 2010.

O sound designer tirou um sample (amostra) do barulho das vuvuzelas e criou um ficheiro de som inverso com a mesma amplitude do som original. Schlieweis conta que utilizou o filtro durante "o jogo entre a Alemanha e a Austrália, no domingo à noite, e funcionou perfeitamente".

Para funcionar correctamente, o ficheiro mp3 do filtro deve ser reproduzido perto das colunas do televisor, que levará a que os dois sons se cancelem mutuamente.

O filtro está disponível para download no site de Clemence Schlieweis, por €3.

FIFA recusa proibir vuvuzelas nos estádios

A vuvuzela tem sido alvo de críticas da parte de treinadores, jogadores, árbitros e jornalistas, dado que o barulho dificulta o seu trabalho.

Joseph Blatter, presidente da FIFA, já veio a público afirmar que não vai proibir as vuvuzelas nos estádios, porque reflectem o "ritmo e o som" de África.