Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Ruben Amorim no lugar do lesionado Nani

Informação já é oficial: Ruben Amorim foi chamado à última hora à selecção nacional por Carlos Queiroz para substituir o lesionado Nani. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

Paulo Luís de Castro (www.expresso.pt)

A confirmação oficial da inaptidão física de Nani, contraída num treino ainda em Portugal, acaba de ser confirmada oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol numa nota colocada no seu site.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

"Na sequência do traumatismo, envolvendo a clavícula esquerda, sofrido pelo jogador Nani e após avaliação diária da evolução da lesão, com a realização de exames complementares, concluímos pela inaptidão competitiva do referido jogador. O dossiê médico será presente ao Departamento Médico do Manchester United FC", revela o boletim clínico.

A notícia federativa prossegue com a confirmação da chegada de Ruben Amorim para ocupar a vaga de Nani: "Em face do transcrito, a Federação Portuguesa de Futebol, tendo em consideração os regulamentos da FIFA em relação ao Campeonato do Mundo África do Sul 2010, vai solicitar a substituição do atleta Nani pelo atleta Rúben Amorim."

Suplente chamado

Ou seja, Portugal perde um dos jogadores que parecia apontado à titularidade na selecção que vai disputar o Mundial-2010 de futebol, perante os bons treinos que vinha efectuando. E a vaga é ocupada pelo benfiquista Ruben Amorim, um dos seis jogadores que estavam de prevenção para a hipótese de um qualquer contratempo de última hora.

Os restantes jogadores nestas condições são, como se sabe, Rui Patrício e João Moutinho (Sporting), Manuel Fernandes (Valência), Eliseu (Málaga) e Makukula (Kayserispor).  

O Mundial  2010 começa sexta feira, dia 11, e Portugal estreia-se na competição na próxima terça feira. dia 15, frente à Costa do Marfim, na 1ª jornada do Grupo G, onde vai ainda defrontar a Coreia do Norte (dia 21) e Brasil (dia 25). 

Ruben Amorim chega à seleção sem nunca ter sido chamado por Carlos Queiroz, rendendo à última hora Nani, mas o facto de ter estado à altura no melhor Benfica dos últimos anos garantiu-lhe o prémio do Mundial 2010. O médio "encarnado" foi chamado de urgência pelo selecionador Carlos Queiroz para o lugar do jogador do Manchester United, que sofreu um traumatismo da clavícula esquerda.

O jovem lisboeta, de 25 anos, sentiu dificuldades para se impor num meio campo benfiquista cheio de qualidade, mas sempre que jogou, em várias posições, cumpriu a preceito.

O técnico dos "encarnados", Jorge Jesus, conhece como poucos o valor da sua polivalência, pelo que lhe deu condições de ser regularmente muito útil à equipa, em varias funções: isso deu-lhe muitos minutos de jogo, embora tenha prejudicado a sua evolução numa posição mais específica em campo.

Lateral direito, médio direito, extremo direito ou médio defensivo foram as várias posições que cumpriu esta época: não é um futebolista de colocar os adeptos a gritar o seu nome, mas é muito disciplinado taticamente, comete poucos erros, aparece regularmente na área e até marca golos.

Com Ruben Amorim, Carlos Queiroz ganha um futebolista de grande entrega e mais motivado do que nunca, pois acabou de se sagrar campeão nacional pela primeira vez, na mesma época em que ganhou a Taça da Liga. Aliás, um dos pontos altos da sua época foi precisamente na final do Algarve, frente ao FC Porto, no qual foi o autor do primeiro golo do triunfo benfiquista (3-0).

Apesar de nunca ter sido internacional AA, o benfiquista já tem experiência de seleções, principalmente nos sub-19 e sub-21.

Ruben Amorim começou a sua formação no Benfica e também andou pelo Sporting, mas, depois de passagens pelo CAC da Pontinha e o Ginásio de Corroios, acabou por se fixar no Belenenses.

Durante cinco épocas cresceu em Belém até chegar ao Benfica em 2008: Quique Flores não aproveitou devidamente o seu potencial, mas Jorge Jesus, que já o tinha orientado no Belenenses, soube explorar todo o seu valor.

Nome: RUBEN Filipe Marques AMORIM Data de Nascimento: 27 janeiro de 1985 Naturalidade: Lisboa Clube: Benfica Posição: Médio Percurso: Belenenses (2003-2008) e Benfica (2008-...) Internacionalizações AA/golos: 0/0 Títulos mais importantes: Campeão Portugal (2010) e Taça da Liga (2010).

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***