Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Portugal quase parou para ver maior goleada do Mundial

A vitória folgada sobre a Coreia do Norte aumentou a confiança dos portugueses, acreditando agora 28% que a equipa chegará aos oitavos-de-final, enquanto 21% afiançam que irá até aos quartos-de-final

Mike Hutchings/Reuters

Sete milhões de portugueses seguiram pela televisão ou Internet o Portugal-Coreia do Norte, 38,5% em casa e outros tantos no local de trabalho. O facto de ter sido à hora de almoço ajudou as audiências. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

Isabel Paulo (www.expresso.pt)

O segundo jogo da seleção nacional na África do Sul contra a Coreia do Norte terá sido acompanhado por sete milhões de portugueses, segundo um estudo online da Iniciative, em parceria com o portal Sapo.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

Apesar de em termos oficiais o jogo ter registado uma audiência total de 3,6 milhões de telespetadores, valor correspondente aos apurados pelos audímetros da Marktest que apenas registam os vionamentos em casa, a goleada terá, no entanto, registado o dobro das audiências.

De acordo com as estimativas no lar e fora de casa, dos sete milhões de portugueses que assistiram ao encontro 38,5% viram o confronto na sua residência, outros tantos no local de trabalho, 15% em cafés ou restaurantes e 8% em locais diversos.

O estudo revela ainda que 78% dos inquiridos viram o jogo pela televisão, enquanto 10% assistiram pela Internet, menos 9% de cibernautas do que jogo com a Costa do Marfim.

O facto de a partida ter sido jogada e transmitida às 12h30 ajudou a que o país quase tenha parado para ver Cristiano Ronaldo e companhia, dobrando o número de portugueses que assitiram ao primeiro jogo da seleção nacional.

Portugueses mais confiantes mas não eufóricos

Segundo o mesmo estudo, embora não haja euforia, a vitória folgada aumentou a confiança dos inquiridos, acreditando agora 28% dos portugueses que a equipa de Carlos Queiroz chegará aos oitavos-de-final, enquanto 21% afiançam que irá até aos quartos-de-final.

Recorde-se que após o empate inaugural com a Costa do Marfim 44% dos cibernautas acreditavam que Portugal iria ficar pelo caminho na fase de grupos.

O estudo online foi realizado entre as 15h do dia 21 (dia do jogo) e as 12h de 23 de Junho, tendo sido inquiridos 444 internautas com idades dos 15 aos 64 anos.