Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Portugal procura confirmar apuramento frente ao Brasil

Na corrida ao 2.º lugar Portugal até pode perder com o Brasil, desde que a diferença de golos de um possível desaire somada à diferença de tentos num triunfo da Costa do Marfim sobre a Coreia do Norte não atinja os nove. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment=" /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} "> <#comment comment="[if gte mso 10]>

A seleção portuguesa de futebol procura confirmar hoje o apuramento para a segunda fase do Mundial 2010, frente ao Brasil, bastando um empate no jogo da derradeira jornada do Grupo G, que se disputa em Durban (15h, RTP1).

Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010 

Depois do "nulo" com a Costa do Marfim e a goleada sobre a Coreia do Norte (7-0), Portugal procura o ponto que garanta o apuramento, mas, em caso de triunfo, "rouba" o 1.º lugar na poule ao Brasil. 

Na corrida ao 2.º lugar Portugal até pode perder o encontro, desde que a diferença de golos de um possível desaire somada à diferença de tentos num triunfo da Costa do Marfim sobre a Coreia do Norte não atinja os nove.

Paulo Ferreira e Liedson devem reentrar

O selecionador português, Carlos Queiroz, já garantiu que pode fazer alterações na equipa, mas nunca tendo em conta os cartões amarelos que os portugueses já viram durante a prova, em especial o de Cristiano Ronaldo, que está em risco de falhar os oitavos de final. 

Com Deco ainda inapto, as alterações no "onze" luso poderão passar apenas pela entrada de Paulo Ferreira, mais posicional, e Liedson, mais móvel, para os lugares de Miguel e Hugo Almeida, respetivamente. 

Na seleção brasileira, a grande ausência é a de Kaká, castigado, que será substituído por Júlio Baptista, enquanto Elano deverá ceder o lugar a Daniel Alves. 

O Brasil foi a última equipa a derrotar Portugal, a 18 de novembro de 2008, com a equipa das "quinas" a somar, desde então, 18 encontros sem conhecer o sabor da derrota, estando a apenas a um de igualar o seu recorde. 

Brasil dominador

Portugal e Brasil apenas se encontraram uma vez em jogos oficiais, em 1966, em Inglaterra, com a seleção lusa a chegar ao 3.º lugar do Mundial, depois de derrotar o conjunto de Pelé, por 3-1, na fase de grupos. 

Contudo, no confronto direto com Portugal, a seleção "canarinha" leva clara desvantagem, tendo vencido 12 dos 18 encontros realizados, 17 dos quais de carácter particular. 

O encontro entre Portugal e Brasil disputa-se às 15h, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, e será arbitrado pelo mexicano Benito Archundia. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.