Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Portugal garante qualificação ao empatar com o Brasil

Necessitado apenas de um ponto para garantir os oitavos de final, o empate de Portugal com o Brasil (0-0) garante o apuramento mas obriga a equipa de Carlos Queiroz a defrontar o vencedor do Grupo H. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Mundial de 2010, ao empatar 0-0 com o Brasil, na 3ª jornada do Grupo G, em Durban, na África do Sul. 

Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

Necessitado apenas de um ponto para garantir o apuramento, o "onze" de Carlos Queiroz cumpriu, falhando, no entanto, a vitória no agrupamento, que passava por um triunfo: Portugal somou cinco pontos, contra sete dos pentacampeões. 

Costa do Marfim ganhou por 3-0

No outro encontro do agrupamento, a Costa do Marfim, que precisava de vencer a Coreia do Norte, da derrota lusa e ainda de recuperar nove golos, ganhou apenas por 3-0. 

Yaya Touré, aos 14 minutos, Romaric N'dri Koffi, aos 20, e Salomon Kalou, aos 82, apontaram os tentos dos africanos, que ficaram no 3.º lugar, com quatro pontos, enquanto os asiáticos foram últimos, sem qualquer ponto.

Nos oitavos de final, Portugal defronta o vencedor do Grupo H (Chile, Espanha ou Suíça), terça feira, a partir das 19h30, na Cidade do Cabo, enquanto o Brasil mede forças com o 2.º do Grupo H, segunda feira, em Joanesburgo. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.