Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Portugal-Coreia do Norte bate recorde de audiências

Goleada frente à Coreia do Norte foi até agora a partida mais vista em Portugal do Mundial-2010, tendo registado uma audiência total de 3,6 milhões de telespectadores, na RTP e na SportTV. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

Isabel Paulo (www.expresso.pt)

O encontro dos históricos 7-0 da selecção nacional numa fase final de um Mundial de futebol teve o seu pico de audiência no final dos 90 minutos, jogo que, em média, contou com mais de 2,3 milhões de telespectadores, 89,6% dos quais viam televisão em casa.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

O segundo jogo da equipa portuguesa tornou-se no mais visto nos lares portugueses desde que começou o Mundial-2010, superando em mais de um milhão o número de espectadores que seguiram o encontro de Portugal com a Costa do Marfim.

Durante o encontro, a RTP1 contou com um share de 77.1% e de 32.6% no acumulado do total do dia.

Audiência subvalorizada

Segundo dados da Initiative, a audiência média registada ficou, contudo, aquém da real, já que os audímetros não contemplam o visionamento de qualquer dos jogos fora de casa. 

No caso do jogo com a Costa do Marfim, a Initiative calculou em 4,9 milhões os espectadores que em Portugal assistiram ao jogo dentro e fora de casa, como locais de trabalho ou centros comerciais, uma estimativa que terá sido largamente batida ontem.

Apesar da goleada ter superado todas as expectativas, comparando os segundos jogos da selecção nos Mundiais de 2002 e 2006, o Portugal-Coreia do Norte foi, porém, o que registou pior audiência nos lares portugueses, situação justificável com o facto de ter sido transmitido em horário laboral (12h30).

O Portugal-Polónia de 2002 jogou-se no feriado de 10 de Junho e o Portugal-Irão de 2006 num sábado.