Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Portugal com teste definitivo frente à campeã europeia

Nas duas anteriores presenças em jogos a eliminar de um Mundial, Portugal apenas caiu nas meias finais. Carlos Queiroz já assumiu o desejo de chegar pelo menos a essa fase, mas para isso há que derrotar a Espanha, actual campeã europeia. Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

Portugal tem hoje o mais difícil obstáculo ao seu sonho de conquistar o Mundial 2010 de futebol, quando defrontar a campeã europeia Espanha nos oitavos de final, na Cidade do Cabo. 

Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010

Após a pragmática qualificação para a segunda fase, com dois nulos (Costa do Marfim e Brasil) e uma goleada sobre a Coreia do Norte (7-0), a seleção portuguesa chega à fase a eliminar como a única equipa sem golos sofridos na prova. 

Nas duas anteriores presenças na segunda fase de um Mundial, Portugal apenas caiu nas meias finais e o selecionador português, Carlos Queiroz, já assumiu o desejo de chegar pelo menos a essa fase. 

A defesa portuguesa tem estado em destaque e tem frente à Espanha o seu derradeiro teste, pois terá pela frente jogadores como David Villa, que marcou três golos em outros tantos jogos, ou Fernando Torres. 

4x3x3 ou 4x4x2?

Depois de ter alterado a equipa frente ao Brasil, Carlos Queiroz poderá voltar a surpreender, sobrando dúvidas em todos os setores do terreno. Na defesa, Paulo Ferreira e Miguel lutam pelo lugar de defesa direito, enquanto no meio campo Pedro Mendes deverá render Pepe, ainda sem ritmo para um jogo desta importância, podendo ainda Deco regressar à equipa se Carlos Queiroz apostar no 4-4-2. 

No ataque, apenas Cristiano Ronaldo tem lugar garantido, com Simão em vantagem no duelo com Danny - que está tocado -, ficando Liedson ou Hugo Almeida à espera que Portugal atue em 4-3-3. 

Na Espanha, não parecem existir grandes dúvidas, sendo que apenas na esquerda da defesa poderá haver uma alteração, com Arbeloa a substituir Capdevilla, para marcar Ronaldo. 

O encontro, que se disputa às 19h30 (RTP1) no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, terá arbitragem do argentino Hector Baldassi.