Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Portugal - Cabo Verde minuto a minuto

Portugal tem hoje o primeiro teste para o Mundial-2010, às 19h30, na Covilhã, diante Cabo Verde, a 117ª selecção do ranking FIFA. O Expresso online acompanha o jogo ao minuto. Clique para aceder ao dossiê Mundial-2010

Rui Gustavo, a acompanhar a selecção na Covilhã (www.expresso.pt)

Carlos Queiroz não fez tabu em relação ao primeiro onze da selecção e divulgou em conferência de imprensa os jogadores que vão defrontar Cabo Verde. São estes: Eduardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Miguel Veloso e Deco; Cristiano Ronaldo, Nani e Liedson. O 11 do mundial não deve andar muito longe deste

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ Mundial-2010

O seleccionador de Cabo Verde, João de Deus, antigo jogador do Vitória de Setúbal, não divulgou o onze, mas convocou alguns conhecidos do futebol português: Lito, avançado da Académica; Daddy, que jogou no Belenenses e agora está em Espanha no Osasuna; Ricardo, defesa do Paços de Ferreira e Marco Soares, do União de Leiria.  O guarda-redes é Veiga, formado no Benfica e que joga agora em Inglaterra.

As equipas já estão a aquecer. A meia hora do início do jogo, as bancadas estão muito longe de encher. Cabo Verde tem uma claque e o público parece ter feito as pazes com a selecção, que foi aplaudida, depois dos assobios de ontem.

 Cabo Verde vai jogar com Fock, Stopira, Varela, Babanco, Nando, Dário, Dady, Lito, Walter, Ricardo Silva e Marco Soares.

Filme do jogo ao minuto:

Os jogadores vêm agradecer ao público e ouvem alguns aplausos. Cabo Verde faz a festa no relvado e na bancada. A 117ª selecção do mundo travou a 3ª.  

94` - Fim do jogo. Portugal sai de campo debaixo de algumas assobiadelas. Mau ensaio.  

91 - Bom passe de Coentrão para Ronaldo que remata para mais uma defesa de Bock. A bola sobra para Meireles, que remata por cima. 

90 - O árbitro da quatro minutos de desconto.  

88 - Nani foge pela direita depois de combinação com Dany. A defesa corta a bola e é canto. O público português puxa pela equipa e a claque de Cabo Verde já festeja.  

86 - Bock já queima tempo e o publico vai saindo. A vitória está complicada.  

80 - Boa jogada de Miguel, cruzamento de Dany e mais um bom remate de Ronaldo que o guarda-redes Bock defende à segunda.  

74 - Ronaldo põe o estádio a gritar golo, mas o remate foi às malhas laterais. Faltou pouco.  Lito foi substituído por Varela, na equipa caboverdiana.

72 - Tiago não está em condições e Portugal joga com dez, depois de esgotar as seis substituições possíveis neste amigável.  

71 - Eduardo faz a primeira defesa do jogo, a desfazer um cruzamento para o meio da área. Tiago está no banco a receber assistência.  

68 - Sai Paulo Ferreira, entra Miguel.  o jogador do Valencia entrou bem: passe a desmarcar Dany que centra para boa defesa do guarda-redes de Cabo Verde. Tiago parece lesionado.

64 - Excelente cruzamento de Hugo Almeida e cabeceamento de Ronaldo a tocar na barra. Começa a cheirar a golo.  

62 - Bela jogada entre Tiago e Dany, que passa para Ronaldo rematar de surpresa à entrada da área. boa defesa de Bock, mais uma. O publico aplaude.  

60 - Um jogador cabo-verdiano atropela um colega, a bolam sobra para Hugo Almeida que passa mal, para as mãos de Bock. O jogo está parado outra vez.  

58 - Mais três substituições: entram Dany e Tiago; saem Deco e Pedro Mendes.

55 - Ronaldo dá espectáculo no meio campo com cinco toques seguidos, mas o remate sai muito mal, por cima. As coisas não lhe estão a sair bem.

48 - Amarelo para Nani, depois de falta escusada no meio campo de Cabo Verde.  

47 - Boa jogada entre Nani e Raul Meireles, que remata bem mas não evita o corte de um defesa de cabo Verde. Portugal entrou melhor e a selecção africana não consegue passar o meio campo.

Vai começar a segunda parte. Substituições na equipa portuguesa: entram Raul Meireles, Hugo Almeida e Ricardo Costa. Saem Miguel Veloso, Liedson e Ricardo Carvalho.

---------

Acabou a primeira parte, com posse de bola de Cabo Verde e olés da claque africana. Selecção é despedida com assobios. 

45 - Ronaldo isola Coentrão, que centra para a área. A defesa de Cabo Verde corta a bola e o contra-ataque é parado em falta por Pedro Mendes, que vê o primeiro amarelo do jogo. Está a acabar a primeira parte. 

39 - Deco ganha um livre duvidoso à entrada da área. à medida de Ronaldo. Mas é Veloso que marca, contra a barreira. A recarga passa por cima. 

37 - Mais uma jogada de Coentrão na esquerda, bom centro e bom remate de Pedro Mendes, que não passou longe da baliza. 

33 - melhor oportunidade do jogo: passe de calcanhar de Deco, remate cruzado de Nani e boa defesa de Bock. O público gostou. 

30 - Canto de Deco na direita, cabeceamento de Bruno Alves meio na bola, meio num adversário que fica no chão. Os jogadores de Cabo Verde protestam. 

27 - Bom cruzamento de Coentrão, Liedson cabeceia à vontade, fraco e ao lado. É o primeiro remate do levezinho. 

Jogo morno, para já. Nani e Coentrão são os mais mexidos na selecção portuguesa. Cabo Verde continua a defender-se bem. 

22 - Dady lesiona-se num sprint. Vai ser substituído por Semedo, que também já passou pelo futebol português. 

19 - Grande jogada de Nani e Coentrão pela esquerda, passe a cruzar a área, mas Ronaldo não chega a tempo. 

15 - Ronaldo pega na bola e começa logo o bruá nas bancadas. Tentou fintar dois defesas e perdeu a bola.

Portugal tem mais posse de bola, mas falta velocidade para ultrapassar Cabo Verde, que para já, está bem organizado.

Nas bancadas uma banda filarmónica compete com as vuvuzelas.

11 - primeiro ataque de Cabo Verde, corte de Ricardo Carvalho. No contra-ataque Fábio Coentrão conquista o primeiro canto. Inofensivo. 

7 - remate de Nani na direita, defesa fácil de Bock.

O estádio está muito longe de encher, mas o ambiente é animado.

3  - primeiro remate à baliza de Cabo Verde. Ronaldo de livre directo atirou ligeiramente ao lado. Primeiros aplausos.

Começou o jogo.