Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Mundial2010 : França é campeã do mundo das despesas

Cada quarto do sumptuoso hotel da selecção francesa custa 600 euros por dia e a Federação fretou por 240 mil euros um jacto para levar as namoradas e mulheres dos jogadores ao jogo de amanhã contra o Uruguai.Clique para aceder ao dossiê Mundial-2010

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt)

A polémica sobre os custos com o sumptuoso hotel de Knysna, onde está instalada a selecção francesa, chegou ao Governo de Paris. A Secretária de Estado do Desporto, Rama Yade, considerou o luxo em que vivem os "bleus" um "exagero escandaloso" e foi chamada à atenção pelo próprio Primeiro-ministro, François Fillon. 

Clique para aceder ao índice do Dossiê Mundial-2010 A hora, disse Fillon, não é de dividir mas sim de unir a França atrás da sua selecção. "Se a França for campeã do Mundo toda a gente esquecerá o dinheiro gasto com os luxos", disse ontem um comentador.   A polémica sobre este assunto estava a abrandar quando, hoje, rebentou outra: a Federação Francesa de Futebol (FFF) decidiu convidar as 23 namoradas e mulheres dos jogadores para irem assistir ao jogo de amanhã contra o Uruguai, na Cidade do Cabo.

Portugal "bom exemplo"

Em causa estão de novo as avultadas facturas a pagar: as mulheres viajarão num jacto privado fretado pela FFF por 240 mil euros. Partirão esta noite de Paris, assistirão ao França-Uruguai, passarão essa noite com os companheiros no sumptuoso hotel de Knysna - onde cada quarto custa 600 euros por dia - e regressarão à capital francesa no sábado.       "Já somos os campeões do Mundo das despesas deste Mundial", comentou um jornalista da TV francesa. Este último, até deu Portugal como "um bom exemplo". Segundo disse, os quartos do hotel da selecção portuguesa "apenas custam 95 euros por dia". Já Rama Yade preferiu sublinhar os gastos moderados da selecção espanhola. "Eu nunca teria escolhido um hotel tão caro, os espanhóis, por exemplo, instalaram-se num complexo escolar", afirmou.  "O hotel de luxo e a viagem das mulheres são prémios para os jogadores que conseguiram perder apenas por um a zero com uma equipa "B" da China no último jogo de preparação da selecção", ironizou um articulista.