Siga-nos

Perfil

Expresso

Mundial - 2010

Jornalistas da BBC assaltados à mão armada em Joanesburgo

Dois jornalistas da BBC, que faziam a cobertura do Mundial-2010, foram assaltados à mão armada em Joanesburgo esta noite.

Dois jornalistas da BBC, que faziam a cobertura do Mundial2010 de futebol, foram assaltados à mão armada em Joanesburgo esta noite, disse à agência Lusa fonte da rádio oficial britânica. 

Liam Hanley e Jacques Sweeney, apresentadores do programa matinal "5Live" da BBC rádio, tinham acabado de jantar no bairro de Melville, Joanesburgo, cerca da meia noite, e caminhavam ao longo de uma movimentada artéria em busca de um táxi quando o incidente se registou, disse a mesma fonte. 

Uma viatura parou perto dos jornalistas e dois dos seus ocupantes, apontando armas de fogo, exigiram que lhes entregassem os telemóveis e as carteiras, após o que se puseram em fuga. 

Os dois profissionais da comunicação social regressaram ao restaurante e, do telefone do estabelecimento, informaram as autoridades e colegas que com eles se encontram em Joanesburgo. 

Jornalistas chineses e portugueses também já tinham sido assaltados

Uma hora depois a polícia ainda não tinha chegado ao local, disse a fonte da BBC, pelo que as vítimas voltaram a telefonar, tendo então sido informadas que "o incidente havia sido registado". 

Ainda antes do início do Mundial, dois jornalistas portugueses e um espanhol foram assaltados numa estalagem de Magaliesburgo, tendo depois disso sido registados vários outros assaltos à mão armada a outros profissionais estrangeiros. 

O incidente mais recente envolveu três jornalistas chineses que foram vítimas de assalto, também à mão armada, no início desta semana em Nelspruit, num hotel onde pernoitavam. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.